Órgão de defesa do consumidor identificou irregularidades nos serviços da Vivo de telefonia, internet e TV por assinatura O Procon-SP multou a companhia de telecomunicações Telefónica , que no país opera a marca Vivo, em R$ 3,5 milhões por causa de cobranças irregulares aos consumidores.
As infrações ocorreram em serviços de telefonia, internet e TV por assinatura. De acordo com serviço de proteção ao consumidor, foram cobrados por valores já pagos e por serviços não solicitados ou cancelados.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Telefónica ocupa a quarta posição no país em TV por assinatura , com 1,4 milhão de contratos.
Já no setor de telefonia móvel, a Vivo é líder do segmento, com 73,9 milhões de linhas ativas.
O Procon-SP informou que a Telefónica violou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao realizar cobranças irregulares dos consumidores, exigindo pagamentos sem que houvesse a prestação do serviço.
De acordo com o Procon-SP, a empresa deixou de apresentar soluções às demandas feitas por consumidores por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) dentro do prazo de cinco dias úteis — conforme determina decreto federal.
A Vivo informou, por meio de nota, que não foi notificada.
Fonte: ODocumento. Acesso em: 24/09/2019.