Pro Bono

Com o propósito de devolver à sociedade um pouco daquilo que esta nos oferece, o Gomes Altimari Advogados institucionalizou, em 2015, em sua área de atuação a prática “advocacia pro bono” para contribuir com o futuro da comunidade e viabilizar, exponencialmente, o desenvolvimento humano e o acesso à Justiça por meio de ações e projetos sociais.

Esse diferencial competitivo foi iniciado, no município de Marília, estado de São Paulo, em prol da Associação Amor de Mãe, situada na mesma cidade, momento em que a equipe de advogados auxiliou o time técnico na elaboração de projetos de incentivo fiscal, emissão de relatórios, realização de reuniões e assembleias gerais, diligências perante aos órgãos administrativos, elaboração de documentos jurídicos, etc. A Amor de Mãe foi atendida pelo GAA ProBono de forma assídua entre o período de 2016 a 2017.

Entre o período de 2017 até o presente momento, a entidade beneficiada se tratou da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos – AMEI, situada na mesma cidade, na qual foi beneficiada por estudos, análise de legislação e benefícios para a Associação, dentre eles o incentivo fiscal, elaboração de contratos e instrumentos, análise de projetos, reuniões, prestação de contas e diligências perante a entidade municipal, atuação em processos administrativos, dentre outros.

Desde 2017, a Associação Amigos da Orquestra Sinfônica de Marília também se tornou a entidade assessorada, que foi beneficiada com serviços de registros de atas, fundação da entidade, realização de reuniões e assembleias, patente da marca, aprovação de projetos, incentivo fiscal, elaboração de documentos jurídicos, dentre outros.

Na frente de defesa de direitos humanos, o Gomes Altimari atua de modo a assessorar o trabalho de associações filantrópicas, buscando auxiliar na disseminação de esporte, música e cultura à população mais vulnerável. Nesses longos anos de atuação voluntária, o escritório percebeu que, apesar de muita garra para lutar por causas de impacto social, o caminho percorrido pelos gestores de projetos sociais era solitário, onde a informação fidedigna e apoio são escassos e bem-vindos.

Nesse sentido, o escritório buscou se alinhar e somar esforços por meio de advocacia voluntária para contribuir não só com o acesso à Justiça, mas com a promoção da responsabilidade social. No ano de 2020 o Gomes Altimari foi precursor do evento “IV Seminário de Difusão de Ideias Difusão de Ideias”, na data do evento foram arrecadados itens de materiais escolares para Orquestra Filarmônica de Marília como ingresso do evento.

Além de assessoria gratuita e organização de eventos com instituto de arrecadação de doações, o Gomes Altimari acredita na relevância de democratizar a informação jurídica de interesse desse público e por isso elaborou uma série de materiais com dúvidas recorrentes do terceiro setor.

Finalidade

Sempre alinhados ao nosso propósito e cultura organizacional, o Gomes Altimari tem como finalidade disseminar responsabilidade social, tanto internamente quanto a promoção fora do escritório.

Equipe

A área pro bono se encontra consolidada sendo uma prática cravada na essência do Gomes Altimari Advogados, sendo que as horas dispendidas pelos profissionais atuantes são remuneradas pelo escritório, o que contribuir para refletir esta importância. A prática atende entidades sem fins lucrativos que não possuem condições de arcar com serviços jurídicos bem como as pessoas que são direta ou indiretamente beneficiadas pela instituição.

O Gomes Altimari conta com um Comitê de 10 (dez) profissionais, incluindo advogados e estagiários, dedicados ao pro bono. Ao fomentar e valorizar a advocacia pro bono o escritório permite que seus profissionais pratiquem a cidadania através da profissão que escolheram.

Depoimentos