• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito Empresarial  #Notícias

Varejo prevê cenário positivo com os Jogos Olímpicos

26 de julho de 2024

As duas vitórias que atletas brasileiras tiveram ontem na Olimpíada de Paris, no handebol e no futebol, animam o cenário que alguns varejistas estão desenhando para as vendas das próximas semanas. Carrefour, Mercado Livre, Netshoes, além de bares e restaurantes, estão entre as empresas que acreditam que o consumidor está mais disposto a ir às compras, mesmo acompanhando as competições do sofá de casa ou da cadeira do escritório.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro mostra que seis em cada 10 brasileiros planejam desembolsar até R$ 200 relacionados às competições na França, que vão acontecer até 11 de agosto Entre os itens mais procurados estão roupas (31%), acessórios (23%), alimentos e bebidas (21%), além de artigos esportivos (20%).

O cenário apontado pelo estudo está em linha com a perspectiva de varejistas ouvidos pelo Valor.

“A Olimpíada em Tóquio foi atípica por causa do fuso horário e da pandemia. Para a edição deste ano, estamos com expectativa alta”, afirma o diretor comercial da Netshoes, Marcelo Chammas. A diretora de marketplace do Mercado Livre, Anna Araripe, faz coro: “Estamos extremamente otimistas. Nossa confiança é alimentada pelo crescimento dos resultados  trimestre após trimestre e pelo aumento do interesse em esportes.”

De fato, mal as equipes brasileiras entraram em campo ontem (25) – véspera da abertura oficial da Olimpíada, que acontece nesta sexta-feira a partir das 14h30 pelo horário de Brasília -, e as buscas pelas palavras handebol e futebol deram um salto no Google. As duas seleções femininas venceram suas oponentes na estreia ontem (25): o time de handebol bateu a Espanha, por 29 a 18, e o de futebol venceu a Nigéria por 1 a 0.

O bom desempenho nas competições é um estímulo a mais para as compras, em um cenário em que a atividade econômica está mais aquecida. Pela primeira vez desde 2015, o número de desempregados ficou abaixo de 8 milhões – ainda que o nível de informalidade permaneça elevado, com 39,1 milhões de trabalhadores informais no país, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse quadro ajuda a explicar por que, nos últimos 12 meses até abril, o volume vendido pelo comércio subiu 2,7%, segundo pesquisa do IBGE. Nas lojas de artigos de moda e de calçados as vendas encolheram 3%, mas houve aumento de 4,6% em supermercados.

“Estamos no início de ciclo da recuperação econômica, o que movimenta o pequeno varejo. Tanto é que tem sido cada vez mais comum ver ambulantes vendendo bandeirinhas do Brasil”, diz Renato Meirelles, presidente da Locomotiva. Para o especialista, a Olimpíada deve ser um dos principais momentos para o comércio neste ano. “Diferentemente de datas comerciais em que se costuma presentear alguém, agora as compras são para consumo próprio.”

No Mercado Livre, houve um aumento nas buscas por artigos esportivos em comparação aos últimos 30 dias, e, segundo Araripe, essa tendência continua.

“A expectativa é que durante os jogos as buscas aumentem ainda mais, especialmente nos esportes em que o Brasil se destaca como skate, surf e tênis”, afirma a executiva, acrescentando que na Olimpíada de Tóquio a venda de skates cresceu 50%. “Acreditamos também que as raquetes terão um aumento significativo nas vendas, pela expectativa de boa performance da tenista Bia Haddad.”

Patrocinador oficial da Olimpíada, o Carrefour reforçou os estoques para os dias de jogos. A rede de supermercados vende desde artigos esportivos, como bicicleta e raquete, a alimentos e bebidas, que costumam ser associados a momentos de confraternização.

“Estamos preparados para todo o perfil de compra”, diz o líder de marketing do grupo, Marco Parretti. “A gente acredita que as vitórias das equipes brasileiras podem ser gatilho para mais pessoas se interessarem por esportes e se tornarem atletas amadores”, acrescenta.

A expectativa da Netshoes é que a Olimpíada represente o terceiro melhor momento de vendas do ano, atrás apenas do Natal e da Black Friday. “Por termos um posicionamento forte em esportes, esse fenômeno também acontece durante a Copa do Mundo”, diz seu diretor comercial. A empresa investiu em pacotes de patrocínio com a SporTV e em ações com influenciadores.

Bares e restaurantes de diversas regiões do país prepararam sua estrutura para transmitir o evento e projetam um aumento até 20% no faturamento das casas com a alta no movimento.

Em geral, eventos esportivos representam uma oportunidade relevante para o setor, uma vez que muitas pessoas recorrem a esses locais para acompanhar as partidas. Na Copa do Mundo do Catar de 2022, por exemplo, o faturamento dos estabelecimentos cresceu 30% nos dias de jogos do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

As unidades do Boteco São Bento e do São Conrado Bar têm o costume de transmitir eventos esportivos, e com a Olimpíada não será diferente. As seis casas, distribuídas entre a capital paulista e região metropolitana, estão equipadas com televisões e painel de LED para transmitir o maior evento esportivo do mundo.

A expectativa é que o movimento extra resulte em aumento de 10% a 20% no lucro das casas. “Tudo vai depender do desempenho do Brasil”, diz Ronaldo Camelo, sócio do Grupo Saints, que administra o Boteco São Bento e o São Conrado Bar.

Um dos pontos negativos é o horários de alguns jogos, diz Camelo. Com o fuso horário de Paris sendo 5 horas à frente do horário de Brasília, as disputas ocorrerão entre 3h e 18h. Ainda assim o executivo está otimista, e já espera um faturamento maior nesta sexta-feira (26), com a cerimônia de abertura.

Para Marco Antônio Martins Lopes, sócio-proprietário do Elis Bar e do Bar Ideal, ambos em Belo Horizonte, a estrutura do local será um dos grandes diferenciais para atrair consumidores. Especialmente em uma cidade que é reconhecida pela infinidade de bares.

O Elis Bar possui um painel de LED e o Bar Ideal conta com três televisores grandes. O empresário prevê um aumento de pelo menos 10% no resultado da casa.

Um dos grandes diferenciais da Olimpíada é o número de modalidades envolvidas. A edição deste ano terá 32 esportes, com 48 modalidades de competição, sendo o “breaking dance” e o caiaque cross as duas novidades incluídas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Mas mesmo com essa grande variedade, o futebol continua sendo o carro-chefe, diz Erivaldo Andriola, gerente geral do Bar do Cuscuz, que possui três casas em Campina Grande, João Pessoa e Recife.

Enquanto falava com a reportagem, a disputa entre as seleções femininas de futebol de Brasil e Nigéria era transmitida no telão localizado no centro do bar. “Esse jogo de agora, por exemplo, já é no final do almoço, mas estamos com uma movimentação maior”, disse Andriola. A expectativa, segundo o gerente, é de um acréscimo de 10% a 15% no faturamento durante a Olimpíada.

Quase dois terços dos bares e restaurantes no país não tiveram lucro no mês de maio, segundo a Abrasel. A Olimpíada traz esperança de obter resultados melhores.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Últimas Publicações

O futuro de São Paulo pós Reforma Tributária no Brasil
Holding: Governança Corporativa e a sua importância para Empresa Familiar
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal
Descuido da vítima de golpe não exclui responsabilidade do banco, diz TJ-SP
Empresa usa precedentes falsos e leva multa por litigância de má-fé
Empresa deverá pagar pensão e indenização a supervisor de mergulho que sofreu acidente
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR