• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Governança Corporativa  #Notícias

Representação feminina nos conselhos evolui lentamente

11 de dezembro de 2023

Levantamento da ONG 30% Club Brazil com a consultoria PwC mostra que o número de mulheres em assentos de conselho de administração aumentou de 16,9% para 20,2% entre 1º de maio e 1º de novembro de 2023, mas o caminho até a equidade ainda é longo.

A análise de informações públicas das 96 companhias que compõem a carteira do índice IBrX 100, das maiores empresas da B3, aponta que apenas 17 chegaram ou ultrapassaram a marca simbólica de 30% de presença feminina.

Entre as empresas avaliadas, só três – Banco do Brasil, Magazine Luiza e Vivara – têm metade ou mais de participação feminina. Segundo a pesquisa 30% Club Gender Balance, quatro companhias têm entre 40% a 49% de conselheiras: Cogna, Porto Seguro, Totvs e M. Dias Branco. Na outra ponta, dez empresas do IBrX não têm nenhuma mulher no board: Cemig, CVC, Meliuz, Usiminas, Grupo Pão de Açúcar, Simpar, CSN, Eneva, Movida e Transmissão Paulista.

Outras dez apresentam entre 30% e 39% de conselheiras e 19 estão próximas de atingir um terço de presença feminina, com 25% ou mais de representatividade. O restante, 50 empresas, tem ao menos uma mulher, mas não chega a 25%. (Veja a lista completa no site valor.globo.com/esg).

Anna Guimarães, conselheira responsável pelo 30% Club Brazil e membro dos conselhos de administração da TIM e da Fundação Usiminas e do conselho fiscal da Viver S.A., diz que há avanços, ao lembrar que há 4 anos só 12% das empresas tinham ao menos 30% de representatividade feminina.

“Oito anos atrás, quando fiz uma transição de CEO para conselheira, o dilema era como promover mulheres. Hoje esse argumento não é mais factível. Todos sabem que precisam dar espaço para mulheres”, comenta. Ela acredita que aumentar o número de suplentes mulheres pode ajudar a expandir o contingente de conselheiras. “Para não correr o risco de substituírem as poucas mulheres por homens em caso de alguma saída.

De acordo com o estudo, o número de assentos no colegiado diminuiu de 863 em 2022 para 821 em 2023. Desse total, elas ocupam 166 postos, ante 141 de um ano antes. A representatividade masculina, porém, é mais do que quatro vezes a feminina. Para a porta-voz, isso sinaliza que há um desafio ainda pela frente.

Para Guimarães, a proliferação de cursos de formação de conselheiros levou mais mulheres a se enxergarem na posição e também tem ajudado para que elas se preparem para quando surgir uma oportunidade. “O mundo já está com olhar de diversidade e equilíbrio de gênero, e isso [mais mulheres em cursos] contribuiu”, diz.

Para Carlos Takahashi, membro do conselho do 30% Club Brazil, a velocidade da mudança dependerá também da conscientização dos executivos sobre a importância da diversidade para a perenidade e lucratividade dos negócios. “Apesar de ter a imagem pré-concebida de que o conselheiro é aquele que fica escrutinando e questionando os números – o que é, claro, um papel relevante sim -, o principal papel do conselheiro é olhar o longo prazo para a perenidade e sustentabilidade do negócio.”

Habilidades necessárias a um(a) conselheiro(a)

Takahashi diz que a velocidade da mudança dependerá também da conscientização dos executivos de que é importante diversidade para a perenidade e lucratividade da empresa. “Apesar de ter a imagem pré concebida de que o conselheiro é aquele que fica escrutinando e questionando os números, o que é, claro, um papel relevante sim, mas o principal papel do conselheiro é o olhar o longo prazo, para a perenidade e sustentabilidade do negócio”, afirma.

Guimarães adiciona que “o conselho não pode ficar dentro da sala”. Precisa conhecer a empresa, ir no chão de fábrica, entender na prática como tudo funciona para tomar decisões, independente do gênero de quem ocupa a cadeira. Outra característica fundamental para o profissional é visão de futuro, de ler tendências de mercado.

Mas, Guimarães ressalva que colocar mais mulheres no conselho não é uma questão apenas de números, é preciso pensar na inclusão. “Não adianta só ter minorias; é preciso que elas agreguem valor na hora de tomar decisão”, diz. Uma sugestão é ter mais minorias em cargos de suplentes, que podem ser, em paralelo, preparadas para assumir os cargos.

Takahashi também destaca que um conselho forte é que tem complementaridade de conhecimentos e habilidades. “Com a maior presença das mulheres nos conselhos, já notamos a percepção de que é por meritocracia e que a diversidade traz benefícios. Com a percepção clara do valor da diversidade, isso contribui para aumentá-la ainda mais, se autoalimenta”, diz. Ele cita que há estudos acadêmicos que indicam que 30% de um grupo minorizado já consegue influenciar uma maioria e isso tende a dar melhores resultados à empresa.

Ele adiciona ainda que mentorias são interessantes para preparar as pessoas. “Havia uma presença muito forte de mentores homens mentorando mulheres, hoje já aumentou o número de mulheres mentorando mulheres; é uma tremenda evolução. Há conselheiras hoje que têm papel brilhante e são reconhecidas dentro do conselho e no mundo corporativo”, aponta.

Fonte: VALOR ECONÔMICO

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ
Condomínio e construtora indenizarão criança por acidente em escada de piscina
Juíza de MT aceita pedido de recuperação judicial do Grupo Safras
Troca equivocada de termos não compromete validade da petição inicial
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR