• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito Empresarial  #Notícias

Recuperação judicial da Avianca gera preocupações concorrenciais no setor aéreo

15 de abril de 2019

Na última sexta-feira, 5, foi aprovado o plano de recuperação judicial da Avianca, quarta maior companhia aérea brasileira. A empresa entrou em recuperação no fim de 2018, em virtude de uma dívida de aproximadamente R$ 500 milhões e um prejuízo declarado de R$ 144,6 milhões somente no 2º semestre de 2018.

O plano de recuperação – que ainda aguarda homologação judicial – prevê que a empresa será dividida em 7 UPIs – Unidades Produtivas Isoladas, a serem leiloadas ainda neste ano.

Segundo o advogado Tiago Schreiner Lopes, da banca Lollato Lopes Rangel Ribeiro Advogados, que atua no caso, as UPIs – estabelecidas nos termos do artigo 60 da lei 11.101/05 – têm como objeto os seguintes ativos: registro e autorizações dos voos e o direito de uso dos horários de chegadas e partidas em aeroportos (slots); certificações de operador aéreo aprovados pela Anac; outorgas; parte dos funcionários da Oceanair; e certos direitos envolvendo o uso da marca para a operação das linhas.

Os passivos e outros direitos que não sejam transferidos para as UPIs nos termos do plano permanecerão na titularidade da Avianca.

“A Lei de Falências assegura que tal operação é livre de sucessão (se adotadas determinadas cautelas legais), o que torna a operação mais atrativa a investidores.”

Interesse

Com a previsão de leilão de UPIs da companhia, na última quarta-feira, 3, as empresas Latam e Gol concordaram em fazer uma oferta, cada uma, por pelo menos uma unidade. O valor mínimo da oferta deve ser de US$ 70 milhões para pelo menos uma das unidades e seus respectivos ativos.

Segundo a Gol, caso adquira qualquer unidade da companhia, a empresa irá oferecer oportunidade de contratação dos funcionários da Avianca que tenha funções na respectiva UPI, com novos contratos de trabalho.

Antes disso, apenas a Azul havia manifestado interesse em adquirir parte dos ativos da Avianca no Brasil. Em março, a empresa havia feito uma proposta no valor de US$ 105 milhões para comprar parte das operações da companhia.

Preocupação concorrencial

Na última sexta-feira, 5 – mesmo dia em que o plano de recuperação foi aprovado por credores –, o DEE/Cade – Departamento de Estudos Econômicos do Cade divulgou uma nota técnica na qual aponta possíveis problemas concorrenciais que podem decorrer da venda das UPIs.

De acordo com a nota, o setor de transporte aéreo no Brasil possui particularidades que levam à limitação da competição, como barreiras legais à entrada, barreiras de infraestrutura em aeroportos e altos níveis de investimento para a operação, o que, conjuntamente, torna o mercado bastante concentrado.

O DEE/Cade analisou os possíveis cenários de alienação das UPIs da Avianca e concluiu que a solução com menor potencial de gerar preocupação concorrencial seria uma nova empresa assumir a operação das unidades, o que não causaria mudanças no nível de concentração do setor.

O Cade alerta que, caso as UPIs sejam adquiridas pela Gol ou pela Latam, que já apresentam altas participações de mercado nas principais rotas em que a recuperanda atua, as preocupações seriam mais elevadas. Caso as unidades fossem adquiridas pela Azul Linhas Aéreas, por sua vez, o nível de preocupação concorrencial, segundo o órgão de defesa da concorrência, seria menor.

Tiago Schreiner Lopes explica que o sistema de defesa da concorrência não foi revogado ou mitigado pela lei de Recuperação Judicial e Falências, devendo a venda das UPIs seguir os trâmites previstos nas normas concorrenciais. O advogado aponta que, uma das previsões do plano da Avianca, é o condicionamento da recuperação à aprovação.

“A análise técnica do Cade ainda não é vinculante, mas afirma que, do ponto de vista concorrencial, a aquisição pela Azul seria mais vantajosa do que pela Gol e Latam, que, conforme alega a Avianca, fizeram propostas mais vantajosas aos credores do que a Azul. Vale lembrar que no âmbito da recuperação judicial da Pantanal a aquisição de 100% da companhia pela TAM, única licitante do leilão, foi aprovada pelo Cade.”

O caso

Além da relevância para o setor econômico, a recuperação judicial da empresa, deferida em dezembro de 2018 pelo juiz de Direito Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP, tem gerado precedentes no âmbito judicial, e também alguns “imbróglios”.

Isso porque, após conceder a recuperação, o juízo de 1º grau deferiu três decisões, incluindo permissão da imediata devolução de pelo menos 10 aeronaves da companhia aos credores, cujos efeitos foram suspensos pelo ministro João Otávio de Noronha, do STJ.

Na decisão, o ministro apontou inicialmente que a determinação de prosseguimento da ação de reintegração de posse de 10 aeronaves arrendadas – que representam 1/3 da frota da companhia -, faltando menos de 10 dias para a realização da assembleia geral de credores, comprometeria diretamente a recuperação da companhia aérea, com consequentes lesões à ordem e à economia públicas.

Lembra Tiago Schreiner Lopes que o Brasil já teve outros casos de insolvência de empresas aéreas, tanto pela lei atual quanto pela legislação anterior, sendo que, dos casos mais recentes, apenas a Passaredo ainda opera.

“O que parece é que o cenário jurídico atual não é favorável a uma recuperação efetiva de empresas aéreas, seja em razão dos tratados internacionais, seja em razão da própria lei doméstica, que impede a submissão dos contratos de arrendamento de aeronaves ao processo de recuperação judicial ou ainda da regulação do setor.”

Apesar disso, Schreiner destaca que, por outro lado, as decisões favoráveis à empresa deferidas tanto pelo juiz de 1º grau quanto pelo ministro do STJ “parecem ter auxiliado uma solução de mercado fosse atingida entre Avianca e investidores”.

Processo: 1125658-81.2018.8.26.0100

Fonte: Migalhas. Acesso em: 10/04/2019.

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ
Condomínio e construtora indenizarão criança por acidente em escada de piscina
Juíza de MT aceita pedido de recuperação judicial do Grupo Safras
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR