Nesta quinta-feira, 28, o Procon/SP notificou o Arcos Dourados Comércio de Alimentos – rede de fast food McDonald’s – pedindo explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha, que possuiria apenas um “molho sabor picanha” em sua composição.
A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.
Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros.
O Procon/SP quer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas.
Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio.
Venda suspensa
No DF, está proibida a comercialização do McPicanha por decisão do Procon/DF. O órgão considerou que houve “publicidade enganosa”.
“Na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem do corte bovino picanha. Então, a forma como o McDonald’s usa o nome ‘picanha’ em seu produto e na divulgação da campanha publicitária do sanduíche induzem ao entendimento de um produto composto pelo corte de carne picanha. Isso induz o consumidor ao erro e se caracteriza como publicidade enganosa”, explica o diretor-geral do Procon Marcelo Nascimento.
Fonte:https://www.migalhas.com.br/quentes/364909/procon-sp-notifica-mcdonald-s-por-mcpicanha-sem-picanha. Acesso em: 29/04/2022.