Lançado oficialmente em 16 de novembro de 2020, o PIX chamou a atenção dos brasileiros por ser uma ferramenta de fácil utilização, instantâneo e não oneroso.
No mesmo sentido, um novo mecanismo similar ao PIX começa a ser testado a fim de garantir e efetivar transações realizadas internacionalmente.
O BIS – Bank for International Settlements, conhecido como “Banco Central dos bancos centrais”, possui um novo projeto chamado Nexus.
Esse projeto, mais conhecido como Pix Internacional, busca realizar transações em segundos nos diversos bancos centrais do mundo, incluindo mais de 60 países em uma única plataforma, tanto para transferências quanto para o pagamento de compras.
A ideia central do projeto Nexus é garantir a rapidez nas transações internacionais tanto entre pessoas físicas como em compras online, e, para isso, o projeto ainda precisa trabalhar em dois elementos como a integração de diferentes plataformas ao sistema de pagamento e a conversão efetiva da moeda.
No momento, o Nexus se encontra em fase de testes em três países e espera que seja efetivado no final do ano de 2023, permanecendo no radar do Banco Central do Brasil.
Até o presente momento não se sabe exatamente se será cobrado algum valor pelo uso da plataforma, porém, caso haja alguma cobrança, existe uma maior probabilidade de as pessoas jurídicas serem cobradas pela realização do serviço do que as pessoas físicas.
Nesse sentido, conforme entendimento do BIS, as eventuais taxas tendem a ser reduzidas com a automatização dos processos e aumento da utilização. Além disso, o Nexus promete oferecer ao banco a melhor cotação possível ou o melhor provedor do câmbio.
Segundo o economista e sócio-fundador da SWAP Câmbio João Paulo Weller, “hoje a economia está cada vez mais globalizada, mas hoje fazer pagamentos internacionais demora para confirmar e é caro. O Nexus permite esses pagamentos, entre pessoas e entre empresas, instantaneamente. É uma questão de competitividade, e o país que não olhar para isso vai perder muito”.
O projeto Nexus ainda não possui uma data oficial para o lançamento, e a única certeza existente é de que a nova ferramenta de transações internacionais trará maior velocidade, inclusão financeira, transparência, além de muita confiança e segurança.
Assim, o sistema de mundial de pagamento instantâneo pode ser a oportunidade perfeita para facilitar as transações financeiras internacionais da sua empresa!
Fontes:
https://www.migalhas.com.br/quentes/381064/pix-internacional-ja-esta-no-radar-do-banco-central-diz-especialista
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/pix-internacional-confira-11-respostas-sobre-o-sistema-global-de-transferencias-financeiras/
https://www.contabeis.com.br/noticias/54032/pix-internacional-ferramenta-nexus-propoe-transacoes-em-segundos-no-mundo-todo/
https://cointelegraph.com.br/news/central-bank-opens-way-for-pix-to-replace-swift-among-brazilians
https://exame.com/future-of-money/pix-internacional-entenda-como-funciona-sistema-que-pode-chegar-a-60-paises/
https://www.ibm.com/br-pt/topics/what-is-blockchain