• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito Empresarial  #Notícias

Nestlé compra controle da Kopenhagen

13 de setembro de 2023

Depois de expandir seu portfólio de marcas de chocolates no Brasil com a aquisição da popular Garoto, a Nestlé acaba de dar outra tacada para aumentar essa carteira, agora no segmento premium. A companhia suíça oficializou a aquisição do controle do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee.

Num pré-feriado intenso, entre advogados, sócios e contratos, a Nestlé fechou a compra da participação que era detida pelo fundo de private equity Advent. Acionista minoritária à frente da gestão da Kopenhagen, Renata Moraes Vichi segue no negócio como sócia e executiva-chefe (CEO).

“Nestlé e Kopenhagen têm complementariedade em canais e negócios, marcas fortes, paixão por consumidores, mas nosso ‘approach’ é bem humilde. Sabemos que não conhecemos de franquias”, diz Marcelo Melchior, CEO da Nestlé no Brasil, ao Valor. “Temos butiques da Nespresso, mas não é o negócio ‘core’, não temos a experiência de manejar pontos de venda. Vamos aprender, entender, deixar a Renata fazer e brilhar.”

Segundo Vichi, a mensagem dos novos sócios é que, ainda que haja oportunidades a serem exploradas conjuntamente, não há pressa. “Vemos muito sinergia entre a CRM e a Nestlé, inclusive na cultura organizacional das companhias. Sou empreendedora, temos uma política expansionista, mas sou inflexível no posicionamento das nossas marcas e encontrei sócios que acreditam nesse meu dogma”, diz a CEO. “Seremos uma unidade autônoma, preservando os planos de Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee. A Nestlé viu valor no plano que já tínhamos e entra para dar tração, sem agenda disruptiva, mas evolutiva.”

O canal de franquias continuará sendo o prioritário para a CRM. Nos últimos três anos, com a Advent como sócia, a CRM dobrou o número de lojas — o que, inicialmente, estava previsto para cinco anos. “Foram cinco lojas por semana neste ano”, diz Wilson Rosa, sócio da Advent, que faz mistério sobre o retorno do fundo.

Atualmente, são 1,1 mil lojas. Agora, o plano é triplicar até 2026, segundo a CEO, com pouco mais de 2 mil novas unidades já mapeadas no país. Apesar da presença internacional da Nestlé, levar a Kopenhagen para o exterior não está nos planos. “Tem muita oportunidade no Brasil”, diz Melchior.

No curto prazo, as companhias vão trabalhar muito mais “sinergias intelectuais”, segundo o CEO da Nestlé — como formas de trabalhar, foco na inovação, conhecimento do consumidor —, que podem chegar também a questões de contabilidade ou fábrica, mas não marcas ou canais.

A transação entre Advent e Nestlé avaliou a Kopenhagen em R$ 4,5 bilhões, considerando ações mais dívida, segundo fontes. As empresas não revelam cifras mas, segundo fonte, o grupo tem Ebitda anual na casa de R$ 250 milhões — o que representaria um múltiplo de 18 vezes para o valor da companhia. “É um múltiplo bem alto, mas esse não é o tipo de oportunidade que aparece toda hora”, avalia um banqueiro de investimento.

A Nestlé era apontada como uma das potenciais candidatas a um negócio que tem certa complexidade, ao unir indústria e rede de franquias. Ainda assim, depois do imbróglio da aquisição da Garoto, havia quem duvidasse do apetite da suíça para novas aquisições no Brasil e justamente em chocolate.

Mas, depois de perder a Mãe Terra para a Unilever, há seis anos, e ver a entrada recente da Ferrara Candy, do herdeiro da Ferrero Rocher, no Brasil com a aquisição da Dori, a companhia aumentou a disposição por novas transações de maior tamanho, disseram fontes. No ano passado, a companhia fez uma operação de menor porte, com a compra da Puravida, de alimentos saudáveis. A compra da Garoto foi há 20 anos.

A aposta vem no segmento que mais cresce. Segundo a consultoria Kantar, o mercado premium de chocolates avançou 22% no ano passado, enquanto o consumo de marcas populares caiu 12%. “É um movimento bastante positivo, posiciona a Nestlé como forte concorrente quando falamos de universo premium e deve reforçar muito a força da marca no consumo fora do do lar”, diz Bruno Machado, diretor de contas da Kantar na divisão de consumo.

O comprador avalia que a transação não terá empecilhos regulatórios. “O próximo passo é o processo de aprovação da operação. Existe todo um procedimento no Cade, não tem consulta prévia, são os filings costumeiros. Estamos muito confiantes”, diz Melchior.

Segundo fonte, há uma taxa de insucesso da Nestlé para Advent, conhecida como “break-up fee”, caso a transação seja barrada no Cade. As empresas não comentam.

O Pipeline, site de negócios do Valor, revelou em junho que a Advent tinha contratado o Goldman Sachs para buscar um comprador para sua fatia. Do lado da Nestlé, o assessor foi o banco UBS.

A Kopenhagen foi criada no fim da década de 1920 por um casal de imigrantes da Letônia, Anna e David Kopenhagen, e comprada pelo empresário Celso Ricardo de Moraes, pai de Renata Vichi, em 1996. Ela começou a se interessar pela empresa aos 16 anos, entrou como estagiária e passou por todos os departamentos. Na sua gestão, o negócio mudou de patamar.

O grupo CRM chegou a ter também uma sociedade com a Lindt no Brasil, mas a aliança foi desfeita. Segundo a CEO, todas as marcas do grupo CRM têm Ebitda positivo. (Colaborou Ana Luiza de Carvalho)

Fonte: VALOR ECONÔMICO

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ
Condomínio e construtora indenizarão criança por acidente em escada de piscina
Juíza de MT aceita pedido de recuperação judicial do Grupo Safras
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR