• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito Empresarial  #Notícias

Inovação no mercado de seguros: como as empresas estão transformando o setor no Brasil

20 de janeiro de 2025

Em meio à crescente digitalização e às mudanças nos hábitos dos consumidores, a inovação se consolidou como um pilar estratégico para as empresas do setor segurador. O 1º Estudo sobre a Inovação no Mercado de Seguros, Saúde Suplementar, Previdência Complementar e Capitalização no Brasil, contratado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), aponta que as companhias estão investindo principalmente em iniciativas de gestão da distribuição, back office de TI e atendimento ao cliente. Os resultados têm sido positivos, com 84% das empresas atingindo suas expectativas em melhoria na experiência do cliente.

A pesquisa foi realizada pela Consultoria Capgemini, que entre os dias 12 de agosto e 8 de outubro de 2024 entrevistou 55 empresas associadas às quatro federações que compõem à CNseg. No seu conjunto elas arrecadaram R$ 349 bilhões em 2023, o que representa 55% do market share do setor. Quando questionadas sobre as principais iniciativas inovadoras implantadas em 2023, as empresas destacaram três áreas de maior foco: a gestão da distribuição, apontada por 18% dos entrevistados como a principal área de inovação, seguida pelo back office de TI, com 16%, e atendimento ao cliente, com 14%. Esse foco na gestão da distribuição reflete uma estratégia clara de melhorar produtos e serviços, com 62% das empresas que investiram nesse macroprocesso priorizando justamente essa melhoria.

Para Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e de Relações Regulatórias da CNseg, esse cenário aponta para uma adaptação do setor às novas demandas dos consumidores, que buscam produtos mais personalizados, com processo de contratação mais rápido e que proporcionem uma experiência superior. “A gestão da distribuição é cada vez mais vista como um fator determinante para o sucesso das empresas e continuará sendo um foco estratégico em termos de investimentos para o futuro. A atenção crescente a esse processo é um indicativo claro da intenção de inovar em uma das etapas mais críticas na jornada do cliente: a distribuição dos produtos e serviços”, explicou.

Para 2024, 71% das empresas participantes do estudo afirmaram que aumentaram seus investimentos em inovação, com o total podendo chegar a R$ 19,6 bilhões. Em 2023, o setor investiu, em média, 2,5% da arrecadação em inovação, superando R$ 16 bilhões. Os dados coletados indicam que os resultados das iniciativas de inovação têm sido muito positivos, com 56% das empresas atingindo suas metas de ganhos financeiros, e 20% superando essas expectativas.

Uma correlação interessante foi identificada entre os investimentos e os resultados obtidos: as empresas que superaram as expectativas financeiras concentraram mais de 10% de seus investimentos em inovação.

O fenômeno da transformação digital está presente em várias frentes, mas uma das mais evidentes é o crescimento das vendas online de seguros. A digitalização da venda de seguros já representa mais de 10% da receita para metade das empresas entrevistadas. Este dado revela uma mudança significativa no comportamento do consumidor e no modo como as empresas do setor se relacionam com ele. O conceito de “online” no estudo inclui vendas realizadas por meio de aplicativos, sites e modelos embedded (via parceiros), como o seguro viagem ou garantia estendida, em que o cliente adquire o produto de forma totalmente digital.

Leal destaca que é interessante observar que, embora o comportamento das empresas ligadas a bancos e as não ligadas a bancos seja muito similar nesse aspecto, o crescimento da receita digital tem sido um fenômeno particularmente marcante nas empresas nacionais. 75% das empresas que apresentam a maior representatividade de receita proveniente de vendas online são de grupos locais. “Esse dado reforça o quanto o mercado local está se adaptando rapidamente à nova realidade digital, especialmente com o aumento das vendas diretas e de modelos embedded”, detalhou.

Olhando para o futuro, o estudo indicou que nos próximos três anos, o uso de inteligência artificial e de análise de dados avançada deverão ser as iniciativas que receberão a maior parte dos investimentos em inovação do setor. O estudo também aponta os maiores obstáculos e desafios para se inovar no setor de seguros brasileiro: a dependência de sistemas legados, a dificuldade de integração entre as diferentes áreas da empresa e até mesmo a dificuldade de atração ou desenvolvimento de talentos foram apontados como pontos de atenção.

FONTE: TIINSIDE

Últimas Publicações

O futuro de São Paulo pós Reforma Tributária no Brasil
Holding: Governança Corporativa e a sua importância para Empresa Familiar
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal
Descuido da vítima de golpe não exclui responsabilidade do banco, diz TJ-SP
Empresa usa precedentes falsos e leva multa por litigância de má-fé
Empresa deverá pagar pensão e indenização a supervisor de mergulho que sofreu acidente
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR