A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, notificou a companhia Gol Linhas Aéreas a prestar esclarecimentos sobre a denúncia da morte do cachorro Joca, que veio a óbito após a companhia errar o destino do animal. A Gol tem até dois dias para responder à Senacon, a contar do recebimento do documento. A notificação foi feita na terça-feira (23) e divulgada na quarta (24) pelo ministério.
Dentre as perguntas que a Senacon fez à empresa estão explicações sobre a metodologia e política de transporte de animais realizadas pela companhia, além de informações sobre os procedimentos de reparação para o caso.
A Senacon também vai solicitar que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) participe e acompanhe todos os procedimentos que serão instaurados pela agência no âmbito desse caso.
Procurada, a Gol ainda não respondeu à reportagem. Assim que a empresa responder, a reportagem será atualizada.
O caso
O cachorro Joca deveria ter seguido para Sinop (MT) a partir de Guarulhos (SP), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (CE). Ao retornar para Guarulhos ao encontro do tutor, o animal estava sem sinais vitais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou a companhia de aviação Gol a “prestar contas”, na quarta-feira (24) sobre o caso. “Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil”, disse o presidente.
A Anac instaurou um processo para apurar a morte do cachorro Joca no voo G3 1527 entre Fortaleza e Guarulhos operado pela Gol. Segundo a Anac, a abertura do processo ocorreu após pedido de informações à empresa aérea e reunião entre o diretor-presidente da agência, Tiago Pereira, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A Anac solicitou à Gol, entre outras informações, detalhes sobre as condições de transporte do animal, o seu envio para localidade diversa da contratada e as condições para a prestação desse tipo de serviço. “O objetivo é abrir processo de fiscalização conforme as constatações apuradas”, disse a agência, em nota.
Serviço suspenso
A Gol decidiu suspender por 30 dias (a partir da quarta-feira, 24) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela Gollog Animais e pelo produto Dog&Cat em viagens no porão para que a empresa possa investigar o ocorrido. Em nota, a Gol lamentou a morte do cão.