• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Carollyne Bueno Molina  #Destaques  #Jéssica Aguiar  #José Mazuquelli  #Propriedade intelectual

Direito da Moda: o que há por trás das vitrines?

16 de fevereiro de 2022

Graças a globalização, a indústria da moda no Brasil é um dos setores que mais alimenta a economia do país, e segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, o país encontra-se no ranking como o 2º maior empregador da indústria de transformação do mundo, perdendo apenas para o setor dos alimentos e bebidas.

Dada tamanha representatividade na economia, há grande necessidade de proteção dos ativos originados da indústria da moda, e para isso é preciso utilizar a forma de proteção adequada a partir de uma análise minuciosa do produto e/ou objeto que se pretende resguardar. Esses ativos são provenientes das criações do intelecto humano, que por seu turno encontram proteção e regulamentação nas normas de propriedade intelectual.

Assim, a propriedade intelectual tem como principal objetivo o de proteger o produto e/ou o serviço da exploração não autorizada de terceiros.

Nisso, existem duas ramificações atribuídas aos direitos da propriedade intelectual: os (i) direitos autorais e os (ii) direitos de propriedade industrial (como marcas, patentes e know-how), estes estão diretamente relacionados às criações da mente humana que originam invenções e as marcas, possuindo, portanto, caráter exclusivamente econômico e com a finalidade de serem aplicados em escala industrial.

Por sua vez, “marca” nada mais é do que assegurar ao seu titular o uso exclusivo do traço, sinal ou da impressão em todo território nacional (e em alguns casos no permite  a proteção em todo o mundo). É um distintivo que objetiva a fácil identificação do produto oferecido.

O registro e a patente são primeiramente um domínio da indústria, mas não menos importante também um domínio da propriedade intelectual que, garantem o uso e proveito exclusivo das criações e isso se dá à proteção dos bens, obras e criações contra cópias e falsificações.

As patentes se dividem em patente de invenção e de modelo de utilidade. A diferença entre elas é que a patente de invenção reconhece o direito do criador/inventor e a proteção do Estado sob a sua obra, válida por 20 anos, já a de modelo de utilidade é válida por aproximadamente 15 anos e é aquela que aperfeiçoa algo que já existe, dá nova utilidade as coisas que já foram inventadas, ou seja, é uma melhoria funcional de determinado produto.

Por fim, o último caráter da propriedade intelectual acerca da moda, é o desenho industrial, que corresponde a toda cadeia produtiva industrial, suas características estéticas que passam a ser produzidas, bem com as especificações de linhas, formas, cores que configuram o produto e que, não menos importante que os outros pontos, deve também ser protegida.

A título de exemplo, algumas marcas possuem proteção e registro no INPI, tais como, Calçados Beira Rio S/A, Chilli Beans, O Boticário, Pandora, entre outros.

E é nesse cenário que o Direito da Moda se estabelece, também denominado Fashion Law, sendo um braço da Propriedade Industrial que atua em conjunto com outras áreas do direito. Dentre essas áreas tem-se o direito trabalhista, quando, por exemplo, a marca é alvo de ações por trabalhadores; contratos (prestação de serviço; licença de uso da marca; contrato comercial, etc); direito do consumidor, como quando ocorre a venda de uma peça defeituosa ao consumidor. 

Além disso, é comum que a indústria da moda necessite de respaldo na área imobiliária, como na análise e elaboração de contratos de locação com shopping centers ou até mesmo compra de unidades que pertençam a um centro comercial. Há também intrínseca relação com o direito ambiental, tendo em vista a disseminação de uma moda mais sustentável e menos poluente, como produtos veganos por exemplo.

Desta forma, é certo concluir que por traz das vitrines há muito além de roupas, sapatos ou acessórios. Existem aspectos legais que permeiam as relações desse universo que é a indústria da moda, estando o ramo em dinâmico crescimento e evolução. Se antes as coleções eram por estações, agora já existem marcas lançando semanalmente. Se antes o consumidor se deslocava para provar a peça, agora basta um clique. Se antes as reproduções indevidas eram dificultadas pelas barreiras geográficas, agora todos têm acesso à foto e vídeos do produto. Essa dinâmica veloz quase nunca é acompanhada pela legislação, exigindo dos profissionais do direito um árduo estudo de cada caso a fim de buscar soluções eficientes e inovadoras para proteção do produto.

Este material foi elaborado para fins de informação e debate, não podendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.

Carollyne Bueno Molina (carollyne@gomesaltimari.com.br)

Jéssica de Sousa Aguiar (jessica@gomesaltimari.com.br)

José Luís Mazuquelli Junior (jose.mazuquelli@gomesaltimari.com.br)

Referências:

Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções. Perfil do Setor: dados gerais do setor referentes ao ano de 2019 (atualizado em agosto de 2021). Disponível em: <https://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>.

ALMEIDA, Diego Perez et al. Manual de Propriedade Intelectual. 2012. 134 f. Monografia (Especialização). Pró Reitoria de Pós Graduação e Núcleo de Educação A Distância da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. São Paulo: 2012. Disponível em: <www.foar.unesp.br/Home/Biblioteca/unesp_nead_manual_propriedade_intelectual.pdf>.

ANDRÉ, Luana Otoni de Paula. Relação entre propriedade intelectual e Fashion Law. 2018. Disponível em: <www.migalhas.com.br/depeso/292509/relacao-entre-propriedade-intelectual-e-fashion-law>.

Anais do XII CODAIP. Propriedade Intelectual e Moda. Disponível em: <https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2019/06/039-PROPRIEDADE-INTELECTUAL-E-MODA.pdf>.

SORES, Renata Domingues Balbino Munhoz. Fashion Law: Direito da Moda. 2020: Grupo Almedina.

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
Direitos autorais e hospedagem: motel de Cuiabá é condenado por execução pública de músicas em quartos
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR