A Conmebol anunciou nesta terça-feira (1) que via implementar, a partir dos jogos de hoje, as novas regras do futebol em todos seus campeonatos (Libertadores e Sul-Americana). Entre as novidades estão as medidas de combate à cera dos goleiros e de que apenas os capitães podem falar com a arbitragem.
Os goleiros só poderão segurar a bola por no máximo oito segundos nas competições da Conmebol. Caso ultrapassem o tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário. O árbitro levantará a mão para informar a contagem regressiva de cinco segundos. Essa norma visa impedir atrasos desnecessários na reposição do goleiro e acelerar o jogo.
A outra diretriz é que apenas o capitão de cada equipe poderá se aproximar do árbitro. A norma tem efeito positivo no comportamento dos jogadores e na relação entre eles e a equipe de arbitragem, de acordo com o comunicado da entidade.
As regras já estarão valendo para as edições deste ano da Libertadores e da Sul-Americana, cujas fases de grupo têm início nesta noite. As medidas também foram implementadas no Brasileirão, que teve a rodada de estreia no último final de semana, e estarão em prática no Super Mundial da FIFA, em junho.