• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Governança Corporativa  #Notícias

Concha y Toro apresenta case de sustentabilidade no IBGC

17 de maio de 2024

A manhã da última terça-feira, 14 de maio, foi de trocas e reflexões para os membros da Lifelong Learner – plataforma de educação continuada do IBGC, que atualmente conta com mais de mil membros ativos, e que oferece uma curadoria diferenciada dos temas mais relevantes para profissionais de governança.

Em um workshop on-line idealizado em parceria com os Chapter Zero Brazil e Chile, foi apresentado o case de sustentabilidade da vinícola chilena Concha y Toro, líder na produção de vinhos na América Latina, exportando para mais de 130 países. Valentina Lira, gestora de sustentabilidade da vinícola, e Blanca Bustamante, conselheira, ficaram a cargo da apresentação, com mediação de Gabriela Blanchet, coordenadora da iniciativa Chapter Zero Brazil, e Jocelyn Ann Black Duvanced, diretora executiva do Chapter Zero Chile.

Em sua fala introdutória, Gabriela frisou que devido aos acontecimentos recentes no Rio Grande do Sul, “o momento não poderia ser mais urgente, para impulsionarmos a discussão sobre o impacto das mudanças climáticas em termos de pessoas, negócios e planeta”. Ela aproveitou para contextualizar sobre o Chapter Zero Brazil em termos de suas frentes de atuação e direcionamento estratégico – detalhes que podem ser conferidos na página oficial da iniciativa – e reforçou a importância de seguir os princípios direcionadores da governança climática efetiva, que estão devidamente descritos nesta publicação.

Já Jocelyn iniciou manifestando solidariedade ao estado gaúcho, e frisou que o Chapter Zero Chile tem como foco três grandes diretrizes: Vinculamos, colaboramos y actuamos (conectamos, colaboramos e agimos, em tradução livre); e portanto, agradeceu a oportunidade de conectar-se com outro chapter para trocar experiências, passando palavra em seguida para as representantes da Concha y Toro.

A sustentabilidade na perspectiva da gestão

Valentina começou destacando: “Somos uma indústria muito sensível ao que ocorre em termos de clima e natureza”, e detalhou o conceito de terroir – que consiste nos elementos humanos e naturais que regulam a cultura vinícola e a própria produção das bebidas, englobando aspectos como clima, solo e práticas agrícolas. “Os fatores climáticos não podem afetar nem a qualidade nem a consistência do nosso produto, então esse é um esforço produtivo que temos que fazer enquanto companhia”.

Assim, dentro da estratégia de sustentabilidade da companhia, um dos pontos-chave consiste na redução das emissões de escopo 3. Trata-se de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que se originam em fontes que estão fora do alcance da gestão direta de uma organização. No caso da Concha y Toro, explicou Valentina, elas representam 83% das suas emissões, e seu monitoramento se torna ainda mais complexo por possuírem quatro mil fornecedores por ano.

A saída encontrada foi, primeiramente, realizar uma análise para entender quais dos fornecedores eram majoritariamente responsáveis por essas emissões, o que os fez mapear que o gargalo estava na área de embalagens e envase. A partir disso, consolidou-se um programa para que esses fornecedores pudessem incorporar metas de redução, e também um trabalho de auditoria por parte da Concha y Toro, para que todos possam trabalhar nessas metas de forma alinhada e em rede.

“Todas as propostas e a execução de programas e iniciativas como essa partem da gestão”, concluiu Valentina, “e nós, como gestores, buscamos que esses programas contam com respaldo do conselho, e que ele esteja alinhado a essas iniciativas”.

A especialista finalizou reforçando que é preciso romper o mito de que a área de sustentabilidade só gera gastos, sem nenhum tipo de economia ou lucro. “Um exemplo: aqui tínhamos uma dependência muito grande de energia termoelétrica, que é poluente”, contou, “e hoje estamos comprando energia renovável, sem emissão – algo que foi permitido após uma lei aprovada no Chile. E essa energia é de 12 a 15% mais barata do que a energia utilizada antes, o que nos fez gerar impacto ambiental positivo, e também impacto econômico positivo”.

A sustentabilidade na perspectiva do conselho

“A sustentabilidade é um tema central no conselho e no nosso negócio”, salientou Blanca Bustamante, conselheira da Concha y Toro, ao abrir sua fala. Segundo ela, apesar dos desafios trazidos pelo posicionamento internacional da marca – presente em mais de 130 países e em diferentes mercados – a estratégia de sustentabilidade existe desde 2012, e suas metas são ajustadas a cada cinco anos.

Ao detalhar a estratégia atual, a conselheira sublinhou a relevância desse ser um processo com enfoque multistakeholders; no caso, são seis os pilares a quem a vinícola quer impactar positivamente: consumidores; fornecedores; clientes; nossas pessoas; comunidade; e nosso planeta. Essa diferenciação entre consumidores e clientes ocorre porque o primeiro termo diz respeito a vendas B2C, que existem mas não são o foco principal do negócio; já o segundo termo refere-se ao B2B, como os grandes varejistas globais atendidos pela Concha y Toro. Há dez objetivos quantificáveis associados a esses seis pilares, e que são examinados minuciosamente pelo conselho.

Desse modo, Blanca destacou que um trabalho sério, que envolve padrões de medição elevados e auditorias independentes, é algo que está no core da sua organização e do seu modelo de negócios, e que gerou resultados de impacto: em 2021, a vinícola se tornou a primeira empresa listada na bolsa de valores do Chile a conquistar o certificado de B Corp, dado a empresas que cumprem, de forma voluntária, normas mais elevadas de desempenho, transparência e responsabilidade. Além disso, a meta net zero para a emissão de gases do efeito, prevista para ser atingida em 2050, foi antecipada em dez anos, e será alcançada em 2040.

“A explicação para esse êxito vem de um alinhamento total entre conselho de administração, gestão, e o modelo de negócios da companhia. Isso nos permitiu avançar e obter essas conquistas que, acredito, são muito relevantes”, encerrou.

FONTE: IBGC

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ
Condomínio e construtora indenizarão criança por acidente em escada de piscina
Juíza de MT aceita pedido de recuperação judicial do Grupo Safras
Troca equivocada de termos não compromete validade da petição inicial
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR