• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito do Consumidor  #Notícias

Atraso por mudança em voo gera dever de indenizar, diz TJ-PB

27 de janeiro de 2025

A Resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que, em casos de cancelamento ou interrupção do serviço, as companhias aéreas devem providenciar reacomodação, reembolso ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, conforme a escolha do passageiro. Além disso, o artigo 27 da norma impõe a prestação de assistência material, que varia de acordo com o tempo de atraso.

Com esse entendimento, a 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça da Paraíba deu provimento ao recurso interposto por uma passageira para condenar a TAM Linhas Aéreas — hoje Latam — ao pagamento de R$ 207,85, por danos materiais, e R$ 5 mil, por danos morais.

De acordo com os autos, a companhia foi responsável por alterar, de forma unilateral, um voo originalmente destinado a Caxias do Sul (RS), o que resultou no desembarque da passageira em Porto Alegre, onde ela ficou sem qualquer assistência ou opções adequadas de acomodação.

No recurso, a passageira alegou que a conduta da empresa violou a Resolução nº 400/2016 da Anac, que dispõe sobre os direitos dos passageiros em situações de atraso ou cancelamento de voos. Já a companhia sustentou que não houve falha na prestação do serviço, já que foram oferecidas alternativas à passageira.

Ao analisar o caso, o juiz Hermance Gomes Pereira entendeu que a TAM não ofereceu as opções devidas nem assistência material à passageira, que sofreu um atraso superior a 18 horas para chegar ao destino final.

“Essa conduta configura falha na prestação do serviço, em afronta ao Código de Defesa do Consumidor (artigo 14), que impõe ao fornecedor a responsabilidade objetiva por defeitos na execução dos serviços prestados”, anotou o relator em seu voto.

Uma noite no aeroporto

Em outra decisão, desta vez envolvendo a Azul Linhas Aéreas, o TJ-PB negou o pedido de indenização por danos morais em decorrência do cancelamento de um voo. A ação foi movida por um menor de idade, que alegou falhas na prestação de serviços da companhia que resultaram em um atraso superior a 20 horas.

Na apelação, o passageiro relatou que foi notificado da mudança do voo momentos antes do embarque, o que o obrigou a passar a noite no aeroporto em condições inadequadas e sem assistência. A defesa da companhia, por sua vez, argumentou que a mudança era necessária por questões operacionais e que os passageiros foram informados com a devida antecedência.

Relator do caso na 2ª Câmara Cível do tribunal, o desembargador José Guedes Cavalcanti Neto entendeu que os documentos apresentados pela companhia aérea comprovam que o passageiro foi informado da alteração do voo com antecedência razoável.

Para o magistrado, embora o caso tenha gerado desconforto, não é possível apontar falha na prestação de serviços, pois a reacomodação foi feita sem custos adicionais e a justificativa apresentada – readequação da malha aérea – configura fortuito interno, o que não afasta a responsabilidade objetiva, mas não comprova que houve abuso.

Quanto ao pedido de indenização por danos morais, o desembargador explicou que, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, o mero atraso ou cancelamento de voo não gera, automaticamente, direito à reparação.

Mudança de voo, escalas e atraso

Em mais um processo envolvendo a Latam, a 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve decisão que negou pedido de indenização por danos morais ajuizado por passageira contra empresa aérea, decorrente de atraso de 11 horas em voo com origem em Curitiba e desembarque em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Na ação, a passageira relatou que o voo original foi cancelado. Em seguida, ela foi realocada em outra aeronave, que fez escalas adicionais no Chile e no Peru, com necessidade inclusive de pernoite — tudo, segundo ela, sem suporte material adequado por parte da companhia aérea.

Ao avaliar o pedido, o colegiado entendeu que, embora o atraso tenha ocorrido, a passageira não apresentou provas concretas de prejuízo relevante, como perda de compromisso inadiável ou despesas com alimentação e hospedagem.

Já as alegações de falta de assistência material foram consideradas genéricas. Para o TJ-SC, atrasos em voos não configuram automaticamente dano moral, pois é necessário comprovar circunstâncias excepcionais para justificar indenização. Com informações da Aeroin e das assessorias de imprensa do TJ-PB e do TJ-SC.

FONTE: CONJUR

Últimas Publicações

Holding: Governança Corporativa e a sua importância para Empresa Familiar
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal
Descuido da vítima de golpe não exclui responsabilidade do banco, diz TJ-SP
Empresa usa precedentes falsos e leva multa por litigância de má-fé
Empresa deverá pagar pensão e indenização a supervisor de mergulho que sofreu acidente
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR