• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Daniel Felipe Murgo Giroto  #Destaques  #Direito do Consumidor  #Vitor Henrique dos Santos Palú

Alguns cuidados que os consumidores devem ter com a “Black Friday”.

26 de novembro de 2019

Importada da cultura americana que tradicionalmente tem o dia de ofertas após as comemorações do dia de Ação de Graças, desde 2011 o comércio brasileiro adota a tradicional “Black Friday”, sendo que em 2019 ocorrerá no dia 29 de Novembro e coincide com o inicio das compras natalícias, tendo como principal objetivo a diminuição significativa do valor dos produtos que são comercializados neste período. Contudo alguns cuidados devem ser analisados e tomados pelo consumidor quando for realizar compras neste dia, especialmente compras realizadas via internet ou outros canais de atendimento.

1º. O comprador deve realizar uma pesquisa no site escolhido e verificar se ocorre uma grande variação do valor do produto em diferentes sites. Assim, evita-se que o consumidor caia em alguns golpes, como o famoso “metade do dobro”, ou seja, quando a empresa anuncia um grande desconto naquele produto, mas que, dias antes, aumentou o preço do produto anunciado somente para fazer crer que está concedendo desconto “imperdível”. Para evitar tal situação, alguns sites ou extensões nos navegadores, como por exemplo www.blackfriday.com.br, “Vigia de Preço”, entre outros, fornecem listas e comparativos de preços que garantem a confiabilidade do desconto prescrito no site em que está realizando a compra.

2º. O segundo cuidado que se deve tomar é com o estado que se encontra o produto que está sendo anunciado e/ou vendido. Sempre verifique se o produto anunciado é novo ou remanufaturado (refurbished), ou seja, produtos com defeito que foram para a assistência técnica e, posteriormente, postos novamente à venda. Tais produtos costumam ser muito mais baratos do que um produto novo, mas tal situação deve ser, OBRIGATORIAMENTE, informada pelo fornecedor do produto no anuncio realizado.

3°. Caso o produto apresente defeito após a compra, o consumidor deve lembrar, que segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ele possui um prazo de reclamação do defeito de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis, contados a partir da data da compra. Lembrando que se o problema for oculto (de difícil constatação) o prazo será o mesmo, mas será contado a partir do descobrimento do defeito pelo consumidor.

4º. Caso o consumidor se arrependa da compra, ele poderá realizar a devolução do produto? Temos duas situações: Caso a compra do produto seja realizada via internet ou por meio de outros canais de atendimento (ou seja, fora do estabelecimento comercial), o consumidor terá o direito ao arrependimento, conforme dispõe expressamente o artigo 49 do CDC. Por outro lado, caso a compra seja realizada dentro do estabelecimento comercial do fornecedor do produto, ou seja, na loja física, onde o consumidor tem a opção de olhar, escolher e adquirir o produto desejado, o fornecedor do produto não é obrigado a aceitar a devolução do mesmo pelo simples motivo de “arrependimento” do consumidor. No entanto, muitas lojas aceitam a troca do produto por outro de sua escolha, lembrando que tal situação não é obrigatória.

5ª. Para melhor segurança do consumidor, recomenda-se que o pagamento seja realizado com cartão de crédito, de preferencia o “cartão virtual”, uma vez que, caso aconteça algum problema entre a comprovação de pagamento e a entrega do produto ou até mesmo ocorra de ser vitima de um golpe, o valor pago pode ser estornado mais facilmente do que o pagamento que é realizado via boleto bancário por exemplo que, por sinal, é muito utilizado por golpistas exatamente por ser a forma mais difícil de se requerer o reembolso.

6ª. Desconfie de ofertas e anúncios, principalmente nas redes sociais, de produtos com valores muito abaixo dos valores praticados no comercio em geral e, especialmente, se o pagamento do valor anunciado for apenas na forma de “boleto bancário”. Muitos golpistas utilizam os nomes das grandes empresas varejistas, nas redes sociais, para fazer anúncios ilegais de produtos com valores exageradamente menores do que os praticados. Sempre acesse o site da loja constante no anuncio, separadamente do acesso através do link fornecido pelo golpista, na rede social, para conferir se de fato o valor constante no anuncio é o real valor do produto. Evite adquirir produtos utilizando-se anúncios nas redes sociais. Sempre de preferencia a ir diretamente no site do lojista pretendido, o que certamente diminuirá as chances do consumidor ser vitima de golpe.

Apenas para informação, o PROCON/SP fornece uma lista contendo sites que devem ser evitados pelos consumidores (https://bit.ly/35AEUOP) auxiliando os consumidores nesta data promocional. Assim, observa-se que antes de sair realizando compras e aproveitar os valores baixos, o consumidor deve se atentar a alguns detalhes importantes para que a compra que parece ser algo fácil e prazeroso não se torne uma dor de cabeça.

 

Este material foi elaborado para fins de informação e debate e não deve ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.

 

Daniel Felipe Murgo Giroto (daniel@gomesaltimari.com.br)

Vitor Henrique dos Santos Palú (vitor.palu@gomesaltimari.com.br)

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR