Na data de hoje é celebrado o “Dia do Orgulho LGBTQIA+”, que tem como origem histórica o episódio das “Revoltas de Stonewall”, que ocorreram em 1969, entre os dias 28 de junho e 03 de julho. Nesta data a comunidade LGBT dos EUA iniciou uma série de manifestações pela igualdade de direitos, livre expressão de sexualidade e mudanças no sistema jurídico da época.
Desde então, a data e o mês de junho têm sido um marco na luta LGBTQIA+ pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sem qualquer tipo de preconceito e discriminação.
Ainda hoje, após 52 anos de Stonewall, o Brasil é um dos países que mais mata pessoas da comunidade LGBTQIA+, por isso o papel das instituições públicas e do judiciário é o de preservar vidas humanas e garantir todos os direitos previstos na Constituição Federal.
O GAA é contra o preconceito e a discriminação, bem como a favor da igualdade de direitos, pela existência de um judiciário e de uma força policial que não discriminem nenhum indivíduo por sua sexualidade, condição social ou etnia.
Desejamos que a sociedade caminhe para que, cada vez mais, este seja um dia de celebração e de orgulho.