• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Governança Corporativa  #Notícias

Os impactos dos hábitos dos consumidores na agenda gestão de pessoas

3 de novembro de 2020

Os comportamentos e hábitos dos consumidores mudam com uma frequência jamais vista. E são impulsionados pelas significativas inovações, oriundas dos avanços da tecnologia para uma melhor experiência de compra de produtos e serviços.

Este movimento cria e destrói rapidamente modelos de negócios, e coloca pessoas no centro das tomadas de decisões organizacionais, pois de um lado elas são os talentos responsáveis por esta transformação dentro das empresas. E do outro, são os consumidores que estão revolucionando o mercado.

Conectar as estratégias de marketing e gestão de pessoas nunca esteve tão em voga. A experiência que você gera para os seus consumidores deve estar alinhada com a que você gera para os seus colaboradores, a construção e zelo da reputação da marca corporativa (ou de produtos/serviços) é praticamente a mesma reputação construída e zelada da marca empregadora etc. E se estas ações estão desalinhadas, é um péssimo sinal.

O desafio ou oportunidade que vejo da nova agenda de pessoas nos conselhos de administração e seus comitês de assessoramento, está na ampliação da conexão das estratégias, processos, ferramentas e políticas de gestão de pessoas com as tendências ou realidade dos novos hábitos dos consumidores, ampliando assim a contribuição na geração de valor das pessoas para os modelos de negócios.

Dada a importância de tudo isso para o futuro das empresas, nota-se que nos últimos anos o tema gente esteve no centro da maioria das discussões de um dos maiores eventos mundiais de varejo, a NFR que acontece todos os anos em Nova Iorque. Na edição de 2020, o tema esteve acompanhado de outros três relevantes assuntos:

  • Propósito
  • Cultura
  • Diversidade

Abaixo, concluo o artigo utilizando alguns dos principais insights da NFR 2020. E, a partir deles, me arrisco na proposição de novas agendas de pessoas para os conselhos de administração e comitês de pessoas.

  1. Gestão de Pessoas “Disruptivamente” Digitalizada. Os consumidores, como citei anteriormente, são as mesmas pessoas que atuam dentro dos ambientes organizacionais, e que passam a ter no seu dia a dia a tecnologia como grande aliada e facilitadora das suas vidas. Neste contexto, os processos de gestão de pessoas devem obrigatoriamente ser digitalizados e equilibrar estas experiências dentro e fora da empresa. Além disso, as organizações devem atuar mais fortemente em gestão baseadas em dados, pois com mais tecnologias atuando em processos de gestão de pessoas, amplia-se a base de data mining. Por consequência, os conselhos poderão tomar decisão de negócios alicerçada em análises de dados das pessoas.
  1. Personalização das ações, processos e políticas. Por muito tempo os processos e políticas de gestão de pessoas foram feitos para as pessoas e não com pessoas. Diante disso, acredito que estes processos carecem de maior nível de personalização e alinhamento com os modelos de negócios, os resultados esperados e a expectativas dos colaboradores (para isso devemos de fato garantir a adoção de práticas e conceitos oriundos do Employee Experience). Essa personalização está intimamente relacionada com a adoção de novas tecnologias e os dados gerados por colaboradores.
  1. “Ressignificação” da geração de valor, o papel e a estratégia de Gestão de Pessoas. Num mundo onde a mudança virou rotina, onde diferentes gerações trabalham juntas, onde se confunde global com local, qual o novo papel, estratégias e práticas de gestão de pessoas? Vejo as novas estratégias de gestão de pessoas muito próximas a de um designer organizacional, alavancando importantes pilares como: propósito, cultura, liderança, modelo de negócio, tecnologia etc. Nesta nova configuração, como deveriam ficar as agendas que tratam os subsistemas tradicionais, como recrutamento & seleção, talentos, remuneração, comunicação, educação etc.? Acredito que todos devem ser “pivotados”.
  2. Conduzir a Gestão de Pessoas para a sustentação do novo ou atual Modelo de Negócios. As mudanças obrigam as empresas a se reinventarem e assim recriarem o seu core business frequentemente. Isso faz com que os modelos de negócios tradicionais e duradouros deem espaço para novos, mais atualizados e que antecipem demandas dos seus consumidores. Neste item, a capacidade de fazer com as pessoas consigam velozmente mudar de perspectiva, assim como a de as organizações ampliarem a autonomia de tomada de decisão dada para os seus colaboradores, passa a ser responsabilidade integral das ações de gestão de pessoas. Isto é gestão da cultura organizacional.
  1. Conector Tecnologias Exponenciais. Uma das grandes alavancas de mudanças nas organizações, sem sombra de dúvida, está na adoção de novas tecnologias dentro dos seus processos internos e externos, principalmente quando se atua no modelo de plataforma. E as estratégias de gestão de pessoas deveriam zelar/garantir a conexão entre pessoas, cultura e clientes/consumidores.
  1. Liderar os desafios das Lideranças. Antes dos aviões decolarem, recebemos as orientações de segurança do voo, sendo que uma delas é a de colocarmos a máscara de oxigênio primeiro em nós e depois ajudar os outros. Neste sentido, acredito que a área executiva de gestão de pessoas deveria ser ainda mais estimulada a assumir um maior protagonismo na liderança organizacional, se reinventando primeiro e, na sequência liderando os desafios da liderança, puxando reflexões, criando ações, programas e novos processos.

Espero que as provocações tenham feito sentido para vocês e desejo que elas abram um mar de possibilidades dentro das suas organizações.

Fonte: Gustavo Mançanares Leme – IBGC. Acesso em: 27/10/2020.

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ
Condomínio e construtora indenizarão criança por acidente em escada de piscina
Juíza de MT aceita pedido de recuperação judicial do Grupo Safras
Troca equivocada de termos não compromete validade da petição inicial
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR