Uma visão positiva de futuro nas empresas inclui uma política clara de ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance, que se traduz em crescimento corporativo sustentável com preocupação com o meio ambiente e uma boa governança, enquanto estabelece uma cultura voltada para o bem da sociedade. Finalmente, aspiramos também organizações que considerem o impacto da diversidade e inclusão em todos os sentidos, seja interna ou externamente.
Um tema de toda a empresa
O mercado precisa aprender a fazer negócios sob a ótica da diversidade e da inclusão (D&I) como parte da realidade. Isto é crítico para empresas que desejam se manter culturalmente relevantes. Desta forma reconhecemos que considerar pessoas com deficiências, diferentes orientações sexuais, classes socioeconômicas, etnias e gêneros, fazem parte desta jornada.
Imagine o que a “inclusão total” pode fazer pela imagem das empresas. Olhar para a D&I através de uma lente comercial é uma oportunidade imensa porém pouco explorada, que pode diferenciar os negócios, a imagem da marca, a lealdade dos clientes e colaboradores, reforçando a licença social para as empresas operarem no longo prazo.
A mudança de cultura porém, precisará ser ajustada utilizando modelos e ferramentas para a transformação e acertando as arestas para que finalmente a D&I esteja presente na forma como a empresa faz seus negócios diariamente. Isto requer liderança e responsabilidade, uma clara definição das prioridades, expectativas e adaptação das necessidades da comunidade local.
Oportunidade para transformar
Esta não é apenas uma oportunidade para explorar um mercado vasto e ainda amplamente mal atendido, mas também para criar produtos e serviços diferenciados, inovadores e relevantes que atinjam esta população diversa.
Da mesma forma que investidores, colaboradores e consumidores estão gravitando em direção a negócios sustentáveis, eles também preferem empresas inclusivas e vão rejeitar as que não demonstrarem estas atitudes. Mais do que uma prioridade de talentos, a D&I está rapidamente se tornando uma agenda para os negócios uma vez que constrói representações relevantes para o crescimento das empresas.
É essencial, entretanto, que este propósito seja genuíno e considere todos os stakeholders, desde clientes, fornecedores, colaboradores e terceiros na estratégia dos negócios, além de desafiar os estereótipos nas suas ações de marketing e comunicação, examinando todos os aspectos de suas operações pela lente da D&I e então somente aí, atingirá resultados positivos sob todos os aspectos.
Fonte: Marly Parra – IBGC. Acesso em: 14/07/2020.