• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito Empresarial  #Notícias

FT: Tarifas de Donald Trump jogam indústria automotiva no caos

31 de março de 2025

A indústria automotiva mundial foi jogada no caos pelo novo regime de tarifas “draconianas” de Donald Trump, que, segundo calculam executivos do setor, deverá aumentar o preço dos veículos americanos, reduzir a produção no país e custar às montadoras até US$ 110 bilhões.

O anúncio do presidente, na quarta-feira (26) à noite, de que imporia uma tarifa de 25% sobre as importações de carros feitos no exterior desencadeou uma corrida para entender os detalhes da política e identificar possíveis isenções que possam aliviar o impacto na indústria.

“Estamos todos no mesmo barco”

Em poucas horas, ficou claro que todas as montadoras seriam afetadas, inclusive a Tesla e as chamadas “Três Grandes” dos Estados Unidos: General Motors, Ford e Stellantis. “Estamos todos no mesmo barco”, disse um alto executivo de uma montadora europeia.

As tarifas têm por objetivo impulsionar a indústria dos EUA, mas as ações da Ford e da General Motors (GM) chegaram a cair 4,4% e 8,2%, respectivamente, na manhã desta quinta-feira (27), em Nova York. A Ford fabrica menos veículos no México e no Canadá do que sua rival GM.

Ambas poderiam ter uma queda de 30% em seus lucros antes de juros e impostos em 2025, mesmo que aumentem os preços e reorganizem suas cadeias de suprimentos para usar mais peças fabricadas nos EUA, segundo estimativas de analistas da Bernstein.

Quase metade dos veículos vendidos nos EUA é importada, enquanto os montados no país têm, em média, 60% de seus componentes vindos do exterior.

“O pior cenário possível”

A Bernstein calcula que as tarifas podem gerar até US$ 110 bilhões em custos anuais para as montadoras. A medida, descrita por analistas e investidores como “o pior cenário possível”, “de mão pesada” e “devastadora”, não tem precedentes em sua escala e determinação, e frustra as esperanças da indústria de que Trump recuaria na escalada da guerra comercial.

A taxa de 25% será adicionada às tarifas já anunciadas por Trump sobre importações do México, Canadá e China. Entrará em vigor a partir de 2 de abril, junto com medidas de reciprocidade contra parceiros comerciais dos EUA que devem ser reveladas no mesmo dia.

“Certamente, é possível que vejamos as tarifas sobre alguns veículos importados de fora da América do Norte chegando a 40% ou 50% no total”, disse Dan Levy, analista do Barclays.

A tarifa também se aplicará a componentes essenciais dos carros, como motores e transmissões, e há estudos, segundo a Casa Branca, para que o imposto seja estendido para outras autopeças, se necessário.

O Bank of America estima que os preços de alguns veículos podem aumentar em até US$ 10 mil e as vendas de automóveis nos EUA, cair em até 3 milhões de unidades, o que representa quase 20% do total de 15,9 milhões de veículos vendidos em 2024.

“A preocupação é até que ponto nossos produtos fabricados nos EUA serão acessíveis e as implicações disso na demanda”, disse John Elkann, presidente da Stellantis.

“Confusão” na cadeia de suprimentos

Se as tarifas forem aplicadas na próxima semana, a firma de análises de mercado Cox Automotive prevê que o estado de confusão na cadeia de suprimentos poderia levar a uma desestabilização da produção de veículos na América do Norte já em meados de abril, com a produção diária caindo para 20 mil veículos, cerca de 30% menos do que agora.

Se os custos forem repassados para os consumidores e os preços dos veículos se tornarem muito altos nos EUA, as montadoras podem optar por vender mais carros em outros mercados. Mesmo antes do anúncio de Trump, uma montadora de “médio porte”, que fabrica veículos no México, já considerava reduzir as vendas para os EUA e passar a vender mais na  América Central, segundo uma fonte a par dos planos.

“Esses carros não vão conseguir ser vendidos de jeito nenhum nos EUA”, se tivermos que aumentar o preço em 25%, disse a fonte.

A Tesla, de Elon Musk, seria a mais bem posicionada entre as montadoras dos EUA, pois tem uma forte base de produção no país, embora seus veículos elétricos (VEs) também usem muitas peças estrangeiras. Um dos pontos de maior confusão quanto à medida está relacionado aos carros e autopeças que cumprem as regras do acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), assinado em 2020.

Planos para repasse ao consumidor

De início, Trump concedeu uma isenção temporária de 30 dias para veículos e componentes que atendem às normas do USMCA. Esses produtos permanecerão livres de tarifas, mas apenas até que um processo seja estabelecido para tributar o conteúdo não americano, segundo um funcionário do governo dos EUA.

“Não está claro que tarifas se aplicam a quê. Nem tudo está no decreto executivo”, disse uma fonte de uma fabricante europeia de autopeças, destacando também a ambiguidade em relação às peças que estão em conformidade com o USMCA.

As fabricantes de autopeças advertiram que não conseguirão absorver as tarifas e que planejam repassar esse custo adicional para o consumidor de forma proporcional, acrescentou a fonte.

Marcas de luxo

Marcas de luxo do Reino Unido e de outros lugares da Europa, como Porsche, Jaguar Land Rover e Bentley, estão expostas, já que não possuem instalações produtivas nos EUA. Por outro lado, várias delas têm mais espaço para que seus clientes absorvam os aumentos de preços. Nesta quinta-feira, a Ferrari anunciou planos para elevar os preços de alguns de seus modelos em até 10%, e manteve suas metas financeiras para 2025.

“O verdadeiro golpe será sofrido pelas marcas japonesas, sul-coreanas e alemãs de altos volumes, voltadas ao mercado de massa”, disse um consultor especializado no setor.

BMW e Mercedes-Benz, da Alemanha, já não estão em conformidade com o USMCA, uma vez que seus veículos produzidos nos EUA ainda usam vários de seus motores e transmissões trazidos da Europa, segundo a Morningstar.

Montadoras do Japão

As montadoras do Japão provavelmente terão um forte impacto, uma vez que enviaram quase 1,4 milhão de veículos, no valor de US$ 40 bilhões, para os EUA em 2024, mais do que qualquer outro país, a não ser o México — onde são as maiores produtoras.

Em termos gerais, os analistas apontam a Mazda e a Subaru como as mais vulneráveis, porque dependem muito de conteúdo feito fora dos EUA para carros montados nos EUA. Já a Mitsubishi Motors não produz nos EUA.

“Não há uma direção clara”

Seiji Sugiura, analista do Tokai Tokyo Intelligence Laboratory, estima um impacto de US$ 23,7 bilhões nas sete maiores montadoras do Japão e acredita que as tarifas jogarão a Nissan e a Mazda no vermelho, a menos que adotem contramedidas, como aumentos de preços.

Antes do anúncio da nova tarifa, o novo executivo-chefe da Nissan, Ivan Espinosa, disse que a situação é “muito difícil de lidar, pois não há uma direção clara”. A empresa estuda diversos cenários para poder “estar pronta assim que tiver alguma clareza sobre o que está por vir”, acrescentou.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Últimas Publicações

Nova decisão do STJ: CDC não se aplica à relação com empresas de cartões
Prova técnica x redes sociais: TST define prevalência do laudo pericial
Infraestrutura digital ganha incentivo: MP cria regime especial de tributação para datacenters

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Nova decisão do STJ: CDC não se aplica à relação com empresas de cartões
Prova técnica x redes sociais: TST define prevalência do laudo pericial
Infraestrutura digital ganha incentivo: MP cria regime especial de tributação para datacenters
Carbono Oculto: como falhas de governança ainda geram riscos legais para empresas
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR