• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Governança Corporativa  #Notícias

Líderes de comunicação comentam como a IA vai transformar os negócios

22 de abril de 2024

Metade dos líderes de comunicação de empresas globais acreditam que a inteligência artificial (IA) irá transformar a forma como os negócios operam. É o que diz o relatório “Ipsos Reputation Council 2024”, do qual participaram 135 profissionais de comunicação da alta liderança de 23 países, incluindo o Brasil.

Para Daniela Bertocchi, diretora de comunicação e relações públicas da Afya, que esteve presente no evento de divulgação da pesquisa, o cenário é de entusiasmo para aqueles que trabalham na área. Segundo ela, a IA proporciona maior eficiência e oferece insights mais profundos, complementando o discernimento humano no exercício profissional.

“Entretanto, é na gestão da reputação e nas crises que a IA suscita debates mais controversos, assumindo um papel ambivalente”, acrescenta. “Por um lado, os sistemas de IA contribuem para a identificação precoce de possíveis crises e auxiliam na elaboração de cenários e estratégias de resposta. Por outro, a própria IA pode ser a fonte de crises, através de ‘deep fakes’ e disseminação de notícias falsas, com potencial para distorcer a verdade, manipular percepções públicas e influenciar eventos sociais e políticos de maneira sem precedentes na história”.

Diante desse cenário, Bertocchi diz que o papel dos comunicadores está se tornando mais crítico do que nunca, o que evidencia sua relevância no cenário contemporâneo. “A empresa que se preocupa com reputação não abre mão desse profissional hoje em dia”, destaca.

No estudo, 24% dos líderes concordaram totalmente ou em parte com a seguinte afirmação: “estou usando a IA de forma significativa no meu trabalho do dia-a-dia”. Priscilla Branco, gerente sênior da Ipsos Public Affairs & Corporate Reputation explica que, no Brasil, ainda não há um contexto de utilização em massa da IA, nem pelas pessoas nem pelas empresas, e não existe uma previsão sobre quando isso irá ocorrer, de fato. “Nós temos, sim, milhões de pessoas que estão experimentando as novas tecnologias, mas de uma forma ainda que não explora todas as potencialidades da ferramenta”, relata.

Em sua análise, a situação é de incerteza. “Entre os líderes empresariais especificamente predomina uma expectativa positiva, mas ela anda junto com a necessidade de se ter um ambiente mais seguro para a utilização das novas tecnologias”, relata. “Isso caminha lado a lado com uma percepção forte de mudanças radicais.”

Tania Magalhães, conselheira do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), destaca que é importante existir ética na inovação. “Organizações, governos e indivíduos precisam sempre refletir sobre os aspectos morais e éticos não só da tecnologia em si como também de seus impactos esperados e inesperados que podem afetar a sociedade e o ser humano”, alerta.

De acordo com a especialista, os gestores de IA devem analisar as implicações reais e potenciais da tecnologia e se esforçar para garantir que a sua utilização ocorra de maneira responsável e ética. “Isso exige o desenvolvimento de políticas, estruturas e regulamentos administrativos e éticos destinados a orientar  desenvolvimento e o uso da IA”, observa.

ESG

O levantamento também avaliou como os líderes de comunicação percebem as práticas ESG das companhias onde estão inseridos. Para 63% dos respondentes, a pauta mudou fundamentalmente a forma como os seus negócios operam.

Branco explica que os principais desafios dentro do ESG orbitam em torno de dois grandes temas, embora não se esgotem neles. “O primeiro é o de demonstrar impacto positivo na prática, ou seja, mover os ponteiros, fazer a diferença na sociedade. As empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a demonstrar que o comprometimento com as ações ambientais, sociais e de governança possui lastro”, afirma.

“Já o segundo principal desafio está relacionado à agenda da governança e transparência. As empresas devem comunicar quais metas pretendem perseguir e como elas serão postas em prática”, comenta.

Nêmora Reche, head de comunicação e reputação corporativa da Syngenta, que também participou do estudo, destaca a importância de os profissionais da empresa estarem engajados com o tema. “É preciso demonstrar como a sustentabilidade é parte da estratégia, e como cada colaborador pode contribuir, independentemente de sua posição”, pontua.

Além disso, ela lembra que é preciso ter legitimidade pública, ou seja, apresentar as evidências de que o compromisso com a pauta é sério e, com isso, ampliar a interlocução com stakeholders e com toda a sociedade. “Para isso, é preciso ser muito transparente não só sobre as ações que serão adotadas, mas também sobre as metas, métricas e como essas entregas serão acompanhadas e auditadas”, detalha. “Os exemplos e casos de sucesso compartilhados não podem ser meras peças de marketing, precisam ser verdadeiras expressões da contribuição concreta da empresa para a pauta de sustentabilidade.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Últimas Publicações

Nova decisão do STJ: CDC não se aplica à relação com empresas de cartões
Prova técnica x redes sociais: TST define prevalência do laudo pericial
Infraestrutura digital ganha incentivo: MP cria regime especial de tributação para datacenters

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Nova decisão do STJ: CDC não se aplica à relação com empresas de cartões
Prova técnica x redes sociais: TST define prevalência do laudo pericial
Infraestrutura digital ganha incentivo: MP cria regime especial de tributação para datacenters
Carbono Oculto: como falhas de governança ainda geram riscos legais para empresas
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR