O Ministério A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) enviou um pedido de informações à startup OpenAI Inc. como parte de uma investigação sobre seu bot de inteligência artificial (IA) generativa ChatGPT, de acordo com uma pessoa familiarizada com o pedido.
A solicitação do documento foi enviada recentemente à empresa de IA apoiada pela Microsoft Corp. em busca de informações sobre se o ChatGPT prejudica os consumidores, de acordo com a pessoa que pediu para não ser identificada discutindo uma investigação não pública.
A presidente da FTC, Lina Khan, que está testemunhando perante o Congresso na quinta-feira, levantou preocupações sobre a IA, dizendo que os executores “precisam estar vigilantes desde o início” com ferramentas transformadoras como inteligência artificial.
A Microsoft se recusou a comentar. O Washington Post informou anteriormente sobre a investigação da FTC.
A investigação da FTC sobre o popular ChatGPT ocorre quando líderes de inteligência artificial pedem aos desenvolvedores que apertem o botão de pausa ao liberar ferramentas de IA ao público, alertando que a poderosa tecnologia pode prejudicar a humanidade. Em uma audiência em maio, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que o Congresso deveria criar padrões de segurança robustos para sistemas avançados de IA. “Se essa tecnologia der errado, pode dar muito errado”, disse Altman.
proprietário do Twitter, Elon Musk, também tem sido uma das vozes mais altas alertando sobre as possíveis consequências da integração da IA.
Um proeminente grupo de ética tecnológica apresentou uma queixa em março instando a FTC a interromper a implantação comercial da tecnologia que alimenta o ChatGPT. A reclamação do Centro de Inteligência Artificial e Política Digital, liderado pelo antigo defensor da privacidade Marc Rotenberg, pedia à FTC que abrisse a investigação e “garantisse o estabelecimento das proteções necessárias para proteger consumidores, empresas e o mercado comercial”.
Fonte: VALOR ECONÔMICO