• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Governança Corporativa  #Notícias

A menor distância entre dois pontos estratégicos

12 de dezembro de 2022

Estudos recentes produzidos pela Caliber e outras renomadas consultorias têm confirmado que a reputação, tendo o vínculo de confiança como seu núcleo de formação, é o principal capital que uma organização pode conquistar no mundo  contemporâneo, constituindo-se como um relevante objetivo organizacional. Ter ou não capital reputacional faz toda a diferença – seja pelo olhar do consumidor, gerando fidelização à organização, seja sob a perspectiva dos  colaboradores, pela capacidade de atração e retenção de talentos (marca empregadora), seja pela visão do investidor, na preferência de alocação de capital ou, ainda, segundo o ponto de vista do poder público, conquistado pelo cumprimento à legislação e apoio ao desenvolvimento do País.

Isso sem falar no olhar mais equilibrado da imprensa ou no melhor relacionamento com as comunidades na qual atua. Se é tão claro assim listarmos os dividendos qualitativos de uma boa reputação, por que na maioria das empresas nacionais não existe uma orientação estratégica sobre o tema? Esse é o nosso ponto de atenção para os executivos(as) e conselheiros(as). É na reputação e em seus efeitos positivos, conselheiros e conselheiras, que  precisamos colocar luz e orientação estratégica.

Nos nossos estudos para compreensão dos pilares de formação da reputação ficam evidentes seis eixos formadores. Importante ressaltar que estamos falando de um construto ou seja, não adianta a organização se orgulhar de ter sucesso em um eixo ou outro, mas sim, na resultante da atuação da organização nos seis eixos, a saber:

Cultura & valores organizacionais – Para fazer uma correta gestão da reputação, torna-se fundamental uma liderança comprometida com o tema e uma forte cultura interna, que priorize a reputação. Esse caminho é pavimentado quando a organização prioriza a reputação na sua proposta de construção de valor e realiza ações afirmativas sobre transparência, equidade e diversidade, entre outros compromissos.

Sinergia e colaboração com stakeholders – Para uma correta formação da reputação é necessário que a empresa tenha um entendimento claro do seu contexto de atuação e das demandas do seu ecossistema de stakeholders, criando um processo de monitoramento contínuo com uma escuta ativa e  diálogo permanente, além de ações constantes de relacionamento com seus públicos.

Processos ágeis e sustentáveis – Além da adoção de padrões internacionais de ESG (GRI, ISO etc..), trata-se da busca constante pela inovação, no equilíbrio entre a agilidade e a consistência e na construção de processos  responsivos e inteligentes.

Gestão baseada em dados – Se a reputação é o principal capital da organização, precisa ser monitorada de forma contínua, criando um processo de inteligência competitiva, mensurando seus indicadores contra seus principais concorrentes, aprendendo sobre os gaps existentes e potencializando suas oportunidades. Isso traz maior assertividade na tomada de decisão, alocação de investimento e na formulação de novas estratégias.

Comunicação assertiva – Para alavancar a percepção sobre seus projetos, iniciativas, atitudes e conquistas, a organização precisa criar uma narrativa crível, consistente e engajadora. Mais do que procurar conhecimento, suas ações buscam o reconhecimento perante a sociedade, promovendo uma comunicação responsável.

Mitigação dos riscos reputacionais – A organização precisa ser obstinada no  monitoramento dos seus potenciais riscos reputacionais, criando estratégias de  mitigação. Para tanto, cria grupos de trabalho multidisciplinares que atuam como guardiões, fazendo um trabalho contínuo de contenção de danos.

Ao analisarmos esses seis eixos, nossa conclusão é de que os eixos formadores de reputação têm total relação com os critérios e com a cultura ESG. Possuem uma aderência estratégica muito forte, pois cada vez mais as empresas precisarão demonstrar seu impacto positivo para merecer a confiança e a admiração da sociedade. Se ainda restar dúvidas, vamos pensar nas empresas que vivenciaram crises reputacionais nos últimos anos. Praticamente todas elas estavam ligadas à atuação inadequada na dimensão ambiental, em uma falha nas relações sociais ou em um processo mal estruturado de governança. Concorda?

Infelizmente, há a enganosa visão de alguns executivos(as) de que tudo se resolve com ações táticas e de curto prazo. Só que não. Ao fim e ao cabo, atributos formadores de reputação estarão cada vez mais relacionados com as dimensões ESG. Ao conselho de administração cabe priorizar a reputação dentro do seu direcionamento estratégico. Seguindo esse receituário, alcançaremos a menor distância para a competitividade e perenidade.

Fonte: Dario Menezes –  https://www.ibgc.org.br/blog/a-menor-distancia-entre-dois-pontos-estrategicos. Acesso em: 05/12/2022.

Últimas Publicações

Holding: Governança Corporativa e a sua importância para Empresa Familiar
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal
Descuido da vítima de golpe não exclui responsabilidade do banco, diz TJ-SP
Empresa usa precedentes falsos e leva multa por litigância de má-fé
Empresa deverá pagar pensão e indenização a supervisor de mergulho que sofreu acidente
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR