• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito Desportivo  #Notícias

Os dilemas de divulgações ESG em empresas fechadas

28 de novembro de 2022

Sócios e executivos de empresas fechadas sempre se questionam sobre a divulgação de informações ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG) para seus stakeholders. Geralmente se perguntam: 1) Quais os benefícios para as empresas fechadas na divulgação de informações? e 2) Capturar, tratar e divulgar ações de ASG é um modismo ou uma tendência?

O assunto tem provocado reflexões interessantes sobre a transparência e a comunicação assertiva com stakeholders das empresas fechadas no Brasil. São várias as óticas que poderiam ser analisadas, mas vamos nos ater a dois aspectos muito simples: o de um stakeholder relevante – o doador de crédito – e outro também muito relevante, o consumidor (cliente).

Sob o ponto de vista de empresas fechadas geradoras de caixa e bem administradas, que dependem menos de crédito, há o questionamento sobre o objetivo destas informações serem divulgadas e quais benefícios seriam capturados por elas. Geralmente, estas empresas têm ações genuínas relacionadas à preservação do meio ambiente e cuidados com as pessoas e comunidade, mas preferem não divulgar.

Já no caso de empresas fechadas, tomadoras recorrentes de linhas de crédito para financiar suas operações ou seus investimentos, a demanda por informações relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança pelas instituições financeiras é crescente, mas não imprescindível. Essa demanda ainda não afeta de forma significativa o custo do crédito, que está mais baseado na capacidade de pagamento e nas garantias oferecidas.

Entretanto este cenário tende a mudar no Brasil. Recentemente o Banco Central publicou um conjunto de normas (BCB 139 e 140, Res CMN 4943, 4944 e 4945) que tratam do gerenciamento de riscos sociais, climáticos e ambientais das instituições financeiras, estabelecendo regras obrigatórias para reporte a partir de 1/12/22.

Os bancos precisarão capturar informações relacionadas a aspectos ambientais e sociais de seus clientes e integrá-las na gestão de riscos da instituição. Deverão ser analisadas três óticas: a operação, o cliente e o setor. A partir desta análise serão estabelecidos parâmetros que deverão estar alinhados com a política de responsabilidade socioambiental e climática da instituição.

Mas você deve estar se perguntando: qual a relação entre as empresas fechadas e essas novas exigências de reporte do BACEN? A partir de 2023 estas normas passarão a ser integralmente cumpridas e os bancos passarão a ter um papel importante na agenda de sustentabilidade das empresas brasileiras. Não é tão simples a associação, mas no momento de conceder o crédito, o banco poderá incluir aspectos sociais e ambientais para definir a taxa de juros cobrada, além das informações sobre governança, que já são levadas em consideração na análise de crédito.

É claro que neste caso não estamos esperando a transparência praticada por empresas de capital aberto com registro na CVM e ações negociadas em bolsa, mas sim uma comunicação que possibilita maior efetividade e fluidez junto a negociação com instituições financeiras ou fornecedores, por exemplo. Também o acesso ao investimento privado levando em conta essa demanda nos principais gestores de recursos.

O outro agente indutor poderá ser o próprio consumidor ou cliente. A pandemia vivenciada nos últimos três anos evidenciou um novo posicionamento relacionado a questões éticas, causas sociais e ambientais e tem mudado a maneira como o consumidor escolhe os bens e serviços que consome.

O recorte do Brasil do estudo EY-Pathernon Future Consumer 2021, demonstra que a sustentabilidade se tornou o critério mais importante de compra para 66% dos brasileiros entrevistados. “Com a pandemia, 61% passaram a achar mais importante observar os valores praticados pelas empresas das quais pretendem comprar. Os consumidores se mostram mais dispostos a, no futuro, comprar produtos de empresas que, durante a pandemia, cuidam de seus funcionários (79%), garantem por meio de seus negócios o impacto positivo na sociedade (75%) e, além disso, assumem uma postura ativa nos demais suportes necessários à comunidade (72%).”

Se relacionarmos o resultado desta pesquisa a pesquisa Millennial & Gen Z Survey 2022, realizada com representantes das gerações Z e Millennials, observa-se que a preocupação destes jovens passa por questões de desemprego, segurança e custo de vida. Em 4º lugar no ranking, aparecem as preocupações relacionadas às mudanças climáticas, em proteger o meio ambiente e a desigualdade de renda. Estas gerações serão os consumidores relevantes, sócios e executivos de empresas e tenderão a valorizar aspectos ASG em suas decisões.

Começamos o artigo com duas perguntas e terminamos com um desafio: Qual é a prioridade dos sócios e executivos da sua empresa na melhoria da transparência e da comunicação com seus stakeholders diante do novo perfil de consumidor (cliente) e a pressão dos doadores de crédito e investidores? E como começar a ter uma comunicação assertiva e ser transparente?

Fonte: Edna Holanda, Debora Santille e Marcos Silveira –  https://www.ibgc.org.br/blog/dilemas-divulgacoes-esg-empresas-fechadas. Acesso em: 16/11/2022.

Últimas Publicações

Nova decisão do STJ: CDC não se aplica à relação com empresas de cartões
Prova técnica x redes sociais: TST define prevalência do laudo pericial
Infraestrutura digital ganha incentivo: MP cria regime especial de tributação para datacenters

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Nova decisão do STJ: CDC não se aplica à relação com empresas de cartões
Prova técnica x redes sociais: TST define prevalência do laudo pericial
Infraestrutura digital ganha incentivo: MP cria regime especial de tributação para datacenters
Carbono Oculto: como falhas de governança ainda geram riscos legais para empresas
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR