• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Destaques  #Jéssica Aguiar  #José Mazuquelli  #Propriedade intelectual

Direito da Moda: A tecnologia blockchain no Mundo Fashion

14 de outubro de 2022

Ao contrário do que muitos pensam, a moda não é fútil. Moda não é só uma roupa, um sapato ou acessório, não é sobre comprar marcas de alto renome ou estar por dentro daquela tendência que chegou junto com a nova estação, a moda é uma cadeia de suprimentos, é um dos setores que mais gera empregos e renda, é como uma escala larga de produção que vem desde a plantação do algodão até as vitrines das lojas, seja física ou e-commerce e há também, dessa forma, o Fashion Law (Direito da Moda) que trata acerca da propriedade intelectual relacionada à toda indústria fashion.

Dessa forma, sabendo um pouco mais sobre o que tem por trás da moda, passamos a entender que assim como os consumidores tendem a estar mais perto de lojas que praticam políticas sustentáveis, a tecnologia blockchain vem para mudar isso nas cadeias de produção, sendo mais transparente com os consumidores e nos aproximando da história de cada produto que é feito.

Mas afinal, o que é o blockchain? É uma tecnologia que possibilita o compartilhamento de informações de forma transparente entre as partes envolvidas naquele segmento. A primeira rede de blockchain foi usada de forma significativa no mercado financeiro, visto que as informações, uma vez registradas, jamais poderiam ser alteradas, e dessa forma, descentralizou a utilização de bancos de dados tradicionais. A título de exemplo, temos o caso das criptomoedas, onde todas as negociações ficam registradas nessa tecnologia, o que gera a diminuição de custos operacionais.

Blockchain, como o próprio nome diz, é um conjunto de blocos, que estão ligados em uma cadeia ininterrupta e é como se dentro de cada bloco tivesse uma informação que é possível conferir e, ao mesmo tempo, que está prevenida de qualquer artifício, como mencionado acima, não sendo possível sua alteração e nem remoção. Qualquer um desses movimentos, que não seja para alimentar com informações, acaba invalidando toda a cadeia de blocos.

Assim, além de efetivar as negociações e transações no mercado financeiro, foi observado que essa tecnologia pode também rastrear e registrar qualquer tipo de valor, além de registrar, por exemplo, escrituras de imóveis, gestão de dados e até mesmo uma cadeia de suprimentos. Na indústria da moda, a tecnologia pode registrar todas as informações fornecidas de cada produtor ou fornecedor da cadeia produtiva.

O banco de dados é, portanto, uma forma de maior transparência e rastreabilidade. Quanto ao direito da moda, o que podemos enfatizar além da tecnologia é quanto ao ônus da prova relativo ao titular de um direito, visto que, o consumidor poderá atestar a autenticidade do produto e do material específico, podendo acessar toda monitorização ao longo de toda a cadeia de distribuição, o que naturalmente gera essa maior confiança de estar comprando efetivamente o produto que está descrito, prevenindo-o de fraudes.

Em junho desse ano, a Renner e a Youcom fabricaram jeans que são 100% rastreáveis via blockchain, sendo assim, todas as pessoas que adquirirem essas peças podem acompanhar todo ciclo produtivo, desde o cultivo da matéria prima até a fabricação do produto final, as duas lojas tiveram seus lançamentos realizados em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão “Abrapa”, que tem fazendas certificadas e com rastreabilidade total, do início, onde o algodão, como matéria prima, é produzido e até a entrega do produto final ao consumidor. Além da Abrapa, empresas nas etapas de fiação e tecelagem estiveram presentes para que o jeans fosse fabricado de forma totalmente rastreável.

Além dessas empresas, a Louis Vuitton já registrou um pedido de patente de uma blockchain para e-commerce brasileiro, desenhado para uso de toda a indústria de luxo, e com um poderoso serviço de rastreamento. 

São três os pilares levados em consideração, não só quanto a sustentabilidade, mas também quanto a transparência do fornecedor com o consumidor: (i) econômico, (ii) ambiental e (iii) social, para que, desta forma, o consumidor possa fazer escolhas mais conscientes, inclusive no que tange a moda, podendo acompanhar não somente a veracidade do tecido e produto que está comprando, mas acompanhar todo o seu desenvolvimento desde a origem da matéria prima até o produto final, para que assim, tenha impacto positivo no mercado.

Este material foi elaborado para fins de informação e debate e não deve ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.

Jéssica de Sousa Aguiar (jessica@gomesaltimari.com.br)

José Luís Mazuquelli Junior (jose.mazuquelli@gomesaltimari.com.br)

Últimas Publicações

Holding: Governança Corporativa e a sua importância para Empresa Familiar
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
Direitos autorais e hospedagem: motel de Cuiabá é condenado por execução pública de músicas em quartos
Trade Dress e Concorrência no Setor de Cosméticos: o caso Unilever x Grupo Boticário
STF afasta ISS sobre industrialização por encomenda e limita multas moratórias
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR