• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Governança Corporativa  #Notícias

8 princípios para uma governança eficaz na questão do clima

29 de agosto de 2022

Em 2019, em reunião do Fórum Global de Davos, foi publicada uma carta com a lista dos 8 princípios que buscam fornecer orientações úteis aos conselhos, reconhecendo que a governança climática é fundamental para a boa governança corporativa.

Tais princípios têm por objetivo mobilizar a alta gestão das organizações para abordar o desafio da mudança climática, que é o propósito da Climate Governance Initiative (CGI), do Fórum Econômico Mundial, integrada por grupos chamados de chapters e que no Brasil é representada pelo IBGC como Chapter Zero Brazil.

Partindo do princípio de que as mudanças climáticas têm estabelecido, cada vez mais, uma relação disruptiva com os negócios e que isso tem causado impactos físicos sem precedentes, como a elevação do nível do mar e o aumento na frequência de eventos climáticos extremos, o IBGC publicou em julho de 2022, a versão brasileira de How to Set Up Effective Climate Governance on Corporate Boards — Guiding principles and questions, publicada originalmente pelo Fórum Econômico Mundial, em 2019.

Com o apoio do Chapter Zero Brazil, o conteúdo instrui como estabelecer uma governança climática efetiva nos conselhos de administração. O Blog IBGC resumiu, a seguir os 8 princípios, confira:

Princípio 1 – Responsabilidade climática nos conselhos Versa sobre a prestação de contas dos membros do conselho de administração perante os seus representados, que são acionistas, investidores, donos de empresas. Os modelos de negócios têm que ser revistos para garantir a sustentabilidade, inclusive econômica da companhia.

Princípio 2 – Domínio do tema O conhecimento científico é relevante para assegurar informação para o debate e os conselhos precisam buscar conhecimento entre seus pares, seja com apoio de comitês de assessoramento e ou de especialistas que possam integrar o próprio conselho.

Princípio 3 – Estrutura do Conselho Qual é a composição e a governança regimental do conselho para assegurar a condução adequada do tema? Não basta a discussão, se não for ordenada e pautada para ter relevância na estratégia da companhia. Isso, do ponto de vista prático, se faz por meio da governança do próprio conselho, então a composição e forma de atuar do conselho regimental é que demonstrará se está se usando a pauta de maneira estratégica.

Princípio 4 – Análise de materialidade É a materialidade – o quanto o assunto clima é relevante para o modelo de negócio da empresa; pode-se ter que mudar o objeto social, a direção completa dos negócios, e isso se faz a partir da avaliação de materialidade. Na medida em que a prioridade é trabalhar com risco e perenidade da empresa, o tema climático entra com relevância equivalente a qualquer outro que tenha a ver com a sobrevivência da companhia. Este olhar precisa ser a curto, médio e longo prazo, sob pena de não se fazer as mudanças com a velocidade e o contexto que se impõe.

Princípio 5 – Integração e estratégia Propõe garantir a transversalidade do assunto para munir o planejamento e a tomada de decisão nas outras esferas da empresa. Uma coisa é uma decisão estratégica e direção provida pelo conselho e outra coisa é executar a tomada de decisão baseando-se naquele direcionamento estratégico.

Princípio 6 – Incentivos Como acontece em outros temas na empresa, para não perder a objetividade e performar, a companhia precisa monitorar e materializar por meio de indicadores. Existe um nível de subjetividade sobre sustentabilidade, políticas ambientais e iniciativas ESG, que pode ser mais ou menos objetivo, conforme o racional da companhia. O grau de importância de um assunto tem a ver com indicadores de performance e remuneração escolhidos pela companhia para todos os níveis de liderança e gestão.

Princípio 7 – Relatórios de divulgação Há empresas obrigadas a comunicar determinados assuntos, com regras e obrigações estabelecidas por órgãos reguladores e existem as que não são sujeitas a tantas obrigações, mas são demandadas por parceiros de negócios (consumidores, cadeia de suprimentos, investidores)  para evidenciar seus compromissos e impactos ambientais; isso gera engajamento, na medida em que a organização se coloca para seu público como alguém que age em determinados segmentos, principalmente de ordem socioambiental.

Princípio 8 –Intercâmbio É necessária a abertura para o diálogo com os stakeholders, a forma com que a companhia se relaciona com o mundo para construir soluções equiparadas ao seu negócio e de forma a perseguir os melhores resultados na temática climática e socioambiental. Além de se colocar numa vitrine, onde mostra boas práticas e demonstra que seus resultados têm relação com as boas práticas em sustentabilidade, a empresa pode identificar nos seus pares oportunidades para seguir, se inspirar e oxigenar o seu discurso e isso é importante para o mundo cada vez mais global.

Fonte:https://www.ibgc.org.br/blog/principios-para-uma-governanca-eficaz-questao-clima. Acesso em: 23/08/2022.

Últimas Publicações

Holding: Governança Corporativa e a sua importância para Empresa Familiar
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
STJ julga se cabe nova ação para devolução de juros sobre tarifa julgada ilegal
Descuido da vítima de golpe não exclui responsabilidade do banco, diz TJ-SP
Empresa usa precedentes falsos e leva multa por litigância de má-fé
Empresa deverá pagar pensão e indenização a supervisor de mergulho que sofreu acidente
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR