• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Canal de Denúncias  #Carollyne Bueno Molina  #Destaques  #João Alberto Borges Teixeira  #Júlia Abreu Muller

[# 10 EMPRESA FAMILIAR] Canal de Denúncias: saiba o que é e conheça a sua importância

26 de abril de 2023

No episódio anterior da série abordamos sobre o Código de Conduta, detalhando seus benefícios, respondendo perguntas frequentes acerca da aplicabilidade do Código em empresas menores, trouxemos dicas de como criar o Código de Conduta e enraizar a cultura na empresa, especialmente no âmbito das companhias familiares. Neste momento da série iremos tratar sobre o Canal de Denúncias.


O que é canal de denúncias?


O Canal de Denúncias para empresas trata-se de um dos instrumentos mais importantes do cumprimento do programa de compliance estipulado pela organização. Ele consiste em um meio pelo qual os seus clientes, os colaboradores, os parceiros, os funcionários, enfim, os stakeholders podem realizar a comunicação de práticas que sejam consideradas ilegais, tais como o desvio de verba, o assédio moral, pagamento de “propinas” e outras ações antiéticas.
O Canal de Denúncias é disposto e regulamentado pelo Código de Conduta da organização, suas diretrizes de funcionamento devem ser definidas pela Diretoria e aprovadas pelo Conselho de Administração. As manifestações devem ser recebidas, tratadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com independência, isenção, ética e confidencialidade.
As denúncias serão recebidas pela área competente para que se possa investigar e, caso seja comprovado quaisquer problemas, deverão ser aplicadas as sanções previstas internamente para resolver a questão.
Uma das novidades do ano de 2023 sobre o tema, é que o Canal de Denúncias se torna obrigatório para empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O prazo para as organizações atenderem às determinações da Lei 14.457/22, a qual implementa o Programa Emprega + Mulheres, cuja finalidade é promover a segurança e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, foi até 20 de março de 2023.


Benefícios:


Dentre os vários benefícios com a implantação do Canal de Denúncias, listamos os seguintes:
Constitui uma poderosa forma de se detectar desvios de conduta intencionais cometidos internamente;
Evita que ocorra vazamentos de informações sobre os problemas internos que devem ser tratados com sigilo e ética;
Atenua as chances de problemas judiciais;
Melhora o clima organizacional, evitando “fofocas” pelos corredores;
Traz alinhamento da empresa com as políticas de compliance e com a Lei Anticorrupção;
Maximiza os resultados empresariais.
A importância da implementação de um Canal de Denúncia reside na mitigação de riscos e proteção da empresa e de seus funcionários contra posturas antiéticas, desvios de conduta e possíveis infrações legais. Caso contrário, a empresa estará exposta a uma série de riscos.


Conheça a diferença entre Canal de Denúncias Externo x Interno


O Canal de Denúncia interno se situa dentro da empresa, ocasião em que esta terá que dispor de uma área especializada no assunto, com profissionais que possuem conhecimentos distintos e/ou específicos e que ficarão responsáveis por controlar e manusear o departamento, bem como por realizar atendimento dentro e fora do horário comercial da empresa.
A fim de garantir o anonimato e confidencialidade das informações é importante ressaltar novamente acerca da necessidade da criação de um Código de Ética ou de Conduta, conforme abordado no episódio anterior, no qual estarão previstas todas as regras de atendimento deste canal interno. Além disso, é ideal que a empresa disponha de um sistema de qualidade e adequado que forneça segurança de acesso e registro detalhado de todas as ocorrências.
O Canal de Denúncia externo, por sua vez, é promovido por empresa terceirizada que ficará responsável por direcionar os relatos com proteção e sigilo diretamente às pessoas encarregadas, além de ter que promover, a seu encargo, toda a parte operacional e arcar com as despesas relacionadas.
Por este motivo o canal externo tem sido mais indicado e vantajoso para as empresas, a depender do porte e das circunstâncias de cada organização empresarial, especialmente no caso das empresas familiares.
No caso das empresas familiares o cuidado com o sigilo, proteção e seriedade das denúncias deve ser ainda maior tendo em vista que eventual vazamento ou cruzamento de informações, ou ainda, a ausência de profissionalismo, não somente trará prejuízo para o negócio, mas também para a família empresária em razão que as relações pessoais daquela organização vão além de relações comuns de trabalho.
Este material foi elaborado para fins de informação e debate e não deve ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.


Carollyne Molina – carollyne@gomesaltimari.com.br
João Teixeira – joao.teixeira@gomesaltimari.com.br
Júlia Muller – julia@gomesaltimari.com.br  

Últimas Publicações

Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Banco não precisa indenizar por golpe aplicado em site falso, diz STJ

Nossos Profissionais

  • Carollyne Bueno Molina Entre em contato
  • João Alberto Borges Teixeira Entre em contato
  • Júlia Abreu Muller Entre em contato

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Justiça Federal anula registro de desenho industrial de modelo clássico da Grendene
INPI atualiza Tabela de Retribuições: entenda os impactos e como se preparar para as novas taxas a partir de agosto de 2025
Adiamento da NR-1: nova data traz alívio, mas também muitos desafios para as empresas
Direitos autorais e hospedagem: motel de Cuiabá é condenado por execução pública de músicas em quartos
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR