• Início
  • O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pró Bono
    • Vagas
    • Startup
  • Equipe
  • Áreas
  • Publicações
    • Notícias
    • Destaques
  • Contato
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Governança Corporativa  #Notícias

Como manter as práticas de governança durante a crise

6 de abril de 2020

Em tempos de home office intensificado e pouco contato presencial com gestores, sócios e funcionários, pode ser um desafio manter a transparência e conduta corretas na gestão de governança. Por outro lado, é o momento de demonstrar o preparo da empresa para lidar com crises e transmitir confiança para investidores.

“Todo mundo tirou de suas gavetas os diversos planos de crise que estavam lá, de uma forma ou de outra. Com certeza, nenhum dos planos iria prever o que a gente está assistindo agora, mas contêm vários elementos para uma tomada de decisão de coisas operacionais, para que se possa pelo menos manter o mínimo do fluxo dos negócios”, afirma o diretor-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Pedro Melo.

Para o presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Fábio Coelho, as empresas têm condições de lidar com a gestão da crise a partir da adaptação dos procedimentos previstos. “As empresas mais preparadas já têm um plano de continuidade nos negócios estabelecido. Aquelas que não têm possivelmente estão correndo para fazer. Na minha visão, reforça a necessidade de transparência, mas não necessariamente precisaria mudar algum tipo de procedimento que já não existisse”, diz.

Os dois executivos dão conselhos sobre a manutenção das práticas de governança corporativa durante períodos de crise como a pandemia do novo coronavírus.

Cinco orientações para manter a governança corporativa na crise
Mantenha os canais de comunicação abertos e eficientes: “A interação entre conselhos e time executivo com certeza tem sido mais intensa nessas últimas duas semanas, fora até de reuniões regulares, por conta da magnitude da crise. Com certeza, os conselhos estão mais atuantes. Esses protocolos já estão estabelecidos, mas os investidores institucionais com certeza vão realizar demandas para compreender o impacto (da covid-19) naquela organização que eles estão olhando”, afirma Pedro Melo.

Identifique os principais pontos vulneráveis para enfrentar a crise: “Algumas empresas estão desenhando a criação de comitês de crise. Como a extensão ainda não está muito clara de até onde vamos chegar com esse movimento de pandemia, então você já ter os procedimentos internos nas empresas mapeados, com representante dos conselhos eventualmente compondo os comitês, o desenho do plano de continuidade no negócio… Isso certamente está na agenda do dia a dia das empresas nesse momento para avaliar quais serão os próximos passos”, diz Fábio Coelho.

Defina estratégias de relacionamento com as pessoas: “Um tema recorrente para os conselhos, e grande preocupação dos executivos, é como tratar as pessoas. É necessário olhar temas básicos, desde como lidar com as reuniões virtuais, uma atrás da outra, e manter o mesmo nível de alerta e diligência necessário, até questões mais complexas, como a forma de as organizações darem uma contribuição importante nesse momento de crise para o seu entorno social”, aconselha o diretor do IBGC.

Avalie a capacidade de entrega de produtos e serviços: “Há setores que vão ter de lidar com outra natureza, que é como atender o mercado, considerando todas as restrições que a gente está vivendo, e por vezes, de produtos de primeira necessidade. Temos organizações que estão olhando, não do lado da oportunidade, mas do lado da demanda. Ou seja, pensando como eles vão poder atender, dadas as limitações de recursos e logística”, aponta Melo.

Mantenha uma postura transparente e preste contas das atividades da empresa: “Esse relacionamento existe em tempos de guerra ou em tempos de paz. A gente imagina que essas ações que, eventualmente, são tomadas pelas empresas neste momento, também deveriam ser comunicadas ao mercado. Não com o objetivo de mostrar como ‘nós queremos passar uma imagem de que estamos melhor do que efetivamente estamos’, mas simplesmente da transparência com que as pessoas mantêm esse relacionamento com os stakeholders”, diz o presidente da Amec.

Fonte: Luísa Laval – Estadão/Caderno Economia. Acesso em: 23/03/2020.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy free download
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course

Últimas Publicações

WEBINAR LGPD | Boas práticas: segurança da informação e controle de acessos
#01 – Propriedade Intelectual: A relevância do registro de marca no INPI
Sites devem indenizar por divulgar letras de músicas sem citar compositor

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Sites devem indenizar por divulgar letras de músicas sem citar compositor
Justiça concede recuperação judicial a empresa pela regra do cram down
Mantida justa causa de trabalhadora que se recusou a tomar vacina
Renúncia de créditos tributários por liminar afasta aplicação de juros de mora
Contato

Marília

Rua Pernambuco, 1032 – Banzato
CEP: 17515-120

  • gaa@gomesaltimari.com.br
  • +55 (14) 3433-5931
  • +55 (14) 3432-2014
  • +55 (14) 3301-0434

São Paulo

Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6º andar, Brooklin
CEP: 04571-010

  • gaa@gomesaltimari.com.br
  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

Rua Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
CEP: 17210-010

  • gaa@gomesaltimari.com.br
  • +55 (14) 3626-5283
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR