• Início
  • O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Vagas
    • Startup
  • Equipe
  • Áreas
  • Publicações
    • Notícias
    • Destaques
  • Contato
  • Canal de Denúncias
Menu
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Direito Empresarial  #Notícias

Shein rebate críticas e defende seu modelo

17 de julho de 2023

Na primeira manifestação pública desde que passou a ser o principal alvo de críticas de grandes varejistas brasileiras, a plataforma digital chinesa Shein diz que vai aderir às novas regras aduaneiras a partir de agosto.

Ao aderir, a Shein terá isenção do imposto de importação de 60% para compras on-line de até US$ 50. Para isso, precisa seguir regras de “compliance” do programa Remessa Conforme, como transparência e ações éticas no ato da venda e do envio.

Na estratégia de ter mais etiquetas locais do que “made in China”, a Shein conta atualmente com 164 fábricas parceiras no Brasil, sendo 114 em produção (algumas desde janeiro), informou o presidente do conselho da Shein para América Latina, Marcelo Claure, ao Valor. Até 2026, a empresa espera nacionalizar 85% das vendas no Brasil.

Claure discorda da percepção, de cadeias locais, lideradas pelo IDV, o principal instituto do varejo brasileiro, de que a isenção tributária seja uma vantagem desleal para as plataformas estrangeiras como Shein, Shopee e AliExpress. “Para as varejistas [brasileiras], a vantagem competitiva da Shein é imposto, mas isso é completamente equivocado, pois o diferencial é o modelo de negócio”, disse o executivo, referindo-se ao sistema de produção sob demanda. “Temos somente 2% de inventário”.

A Shein acelera a produção dos lotes com alto giro, que realmente “caem” no gosto do consumidor, e em poucas horas, distribui toneladas de coleções de marca própria, em envios com frete baixo, muitas vezes subsidiado. Para as redes brasileiras, o modelo permite a entrada de produtos que não pagam imposto corretamente no país. A Shein diz que segue as normas locais de todos os países onde opera.

O executivo diz que a empresa está “investindo tempo e recursos” para aderir ao Remessa Conforme logo na estreia, prevista para 1º de agosto. “É ótimo que o governo acelere tudo isso”, disse.

A empresa que adere ao “Conforme” no chamado “canal verde”, terá o desembaraço automático da mercadoria pela Receita Federal, tendo repassado informações prévias sobre a remessa. E se uma empresa não faz o envio de dados antecipados (dois dias antes da entrada do lote no país) ou frauda informações, sai do programa.

Em abril, ao anunciar um investimento de R$ 750 milhões no país, incluindo parcerias com 2 mil fábricas locais até 2026, o executivo conta que pediu ao ministro da Fazenda Fernando Haddad a criação de um grupo de trabalho para uniformizar as regras dos varejistas on-line. “Pedi ao ministro regras claras para todo mundo”, disse.

Outro grupo, o das varejistas brasileiras, se reúne nos próximos dias com Haddad para retomar a proposta de taxar as importações de até US$ 50. Segundo apurou o Valor, o varejo tem analisado taxas entre 35% e 45%.

Na ponta do lápis, Claure afirma que o custo de produção no Brasil não será alto. “Queremos estar mais perto do consumidor fabricando no país”, argumenta. O Brasil é o terceiro país a ter produção local para a Shein, depois da China e da Turquia.

Nacionalizar 85% da produção em três anos não é o grande desafio da Shein no Brasil, tendo em vista que grandes varejistas de moda também trabalham com uma média de 80% de produtos nacionais, avalia Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail.

“A empresa precisa enfrentar alta carga tributária, custos com transporte e se manter competitiva em linhas de produção como malhas sintéticas e estamparia, que não são o forte do Brasil”, observa o consultor e conselheiro de empresas de varejo. “É muito difícil replicar com fornecedores brasileiros a velocidade e o preço do que estão fazendo na China”.

Um dos parceiros locais de manufatura é a Coteminas, que enfrenta dificuldades financeiras. Na quinta-feira (13), a companhia anunciou 721 demissões na unidade de Blumenau (SC).

Claure negou rumores sobre eventuais favorecimentos da Shein à Coteminas, empresa comandada por Josué Gomes, presidente da Fiesp. “Quero ajudar a Coteminas, entregando mais pedidos para que ela fabrique muito. Não há nada mais do que isso”, frisou o presidente da Shein para a América Latina.

Criada em 2008, em Nanquim, na China, pelo empresário Chris Xu, a companhia foi batizada inicialmente de ZZKKO, com foco na venda de vestidos de noiva, a preços populares. Depois ganhou o nome She Inside (“ela por dentro da moda”, em tradução livre), para reforçar a proposta de inclusão do público feminino na moda, de forma acessível. A Shein venda para 165 países, tem escritórios em 19 e contrata 11 mil pessoas no mundo, sendo 240 no Brasil.

Em novembro, começou a abrir lojas físicas temporárias (pop-up stores) em capitais brasileiras. No sábado (15), a Shein deve abrir uma loja temporária em Belo Horizonte (MG), com 11.500 peças, sendo 4 mil fabricadas no Brasil. (Colaborou Adriana Mattos)

Fonte: VALOR ECONÔMICO

Últimas Publicações

Panorama sobre a Regulamentação das Apostas Esportivas no Brasil
Pela terceira vez seguida, BB acompanha Copom e anuncia redução de taxas de juros
Mulher que perdeu velório da filha por voo cancelado será indenizada

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
Mulher que perdeu velório da filha por voo cancelado será indenizada
Juiz nega tutela antecipada para recuperação de operadora da Starbucks
Tempo de deslocamento interno em empresa configura hora extra, diz TRT-2
Presidente da FIFA confirma Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR