O Pleno do STJD do Futebol homologou transação disciplinar ao atleta Felipe Jonatan, do Santos, por expulsão no final da Série A do Campeonato Brasileiro 2019. Punido com três partidas de suspensão o relator do processo acolheu a transação para manter uma partida e aplicar multa de R$ 15 mil destinada a um hospital indicado pelo STJD que atue no combate a covid-19, além de determinar que o atleta grave um vídeo se retratando com a arbitragem da partida.
Felipe Jonatan foi expulso na partida entre Santos e Athletico/PR. Segundo a súmula o atleta do Santos se dirigiu a arbitragem dizendo: “Parabéns seus ladrões, conseguiram o que queriam”. Após receber o cartão vermelho continuou: “tú é muito fraco mesmo, ladrão”. Denunciado por desrespeitar a arbitragem, Felipe foi julgado e punido com três jogos de suspensão pela Quinta Comissão Disciplinar. O Santos recorreu pedindo a redução da penalidade.
Com o recurso em pauta para julgamento no Pleno, o jurídico do Santos solicitou a possibilidade de realização de uma transação disciplinar, conforme previsão no artigo 80-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). A solicitação foi debatida entre Pleno e Procuradoria.
Relator do processo o Pleno, o auditor e vice-presidente administrativo, Felipe Bevilacqua sugeriu manter uma partida de suspensão e a aplicação de uma multa o valor de R$ 15 mil devendo ser integralmente destinada a uma instituição que atue no combate a covid-19 e que o atleta Felipe produza um vídeo de retratação direcionada a arbitragem da partida que gerou a expulsão. A transação foi homologada. Santos e atleta terão sete dias para cumprimento da decisão.
Fonte: STJD. Acesso em: 20/08/2020.