• O Escritório
    • Sobre
    • Memorial GAA Jaú
    • Pro Bono
    • Startup
    • Contato
  • O que fazemos
    • Áreas de atuação
    • Profissionais
    • Canal de Denúncias
    • Newsletter
    • Eventos
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Destaques
    • Ebooks
    • Na Mídia
  • Seja um dos nossos
    • Vagas
Gomes Altimari Advogados
PT EN CN
#Feed: Canal de Denúncias

Canal de denúncias nas empresas: é necessário se identificar ao registrar uma denúncia?

17 de dezembro de 2024

O canal de denúncias é um meio corporativo interno para empresas pequenas, grandes, privadas ou públicas, que oferece a oportunidade de denunciar situações perigosas, danosas, prejudiciais ou abusivas que ocorram dentro do ambiente empresarial, incluindo os setores de trabalhadores, terceiros e gestão.

A importância desse canal vai muito além de apenas relatos de acontecimentos dentro do ambiente de trabalho entre os funcionários. Suas vantagens incluem a preservação do ambiente de trabalho, a segurança e a melhoria do clima corporativo, resultando em aumento da produtividade. Por essa enorme relevância, o anonimato, a confidencialidade e a proteção contra retaliações são fundamentais dentro do canal.

A denúncia pode ser realizada de forma anônima ou identificada, conforme a preferência do denunciante, que pode ser a própria pessoa afetada ou uma testemunha. É fundamental garantir o anonimato de todos os denunciantes e envolvidos, assegurando que o processo de apuração e resolução ocorra de maneira eficiente e segura.

O que pode ser denunciado?

Normalmente, as situações envolvem assédio moral, assédio sexual, bullying, discriminação, desrespeito, fraudes e corrupção, além do descumprimento de normas internas. No entanto, qualquer situação de perigo, dano ou prejuízo ao funcionário deve ser denunciada sem medo.

Durante o procedimento de denúncia, a pessoa que relatar o ocorrido deve ter a possibilidade de se identificar ou não. Ela deve descrever o que aconteceu, com quem, onde, horário e data, além de fornecer todas as demais informações detalhadas, para que a denúncia tenha dados suficientes para ser analisada e encaminhada conforme as diretrizes da empresa, com a avaliação de uma empresa terceirizada e imparcial. Os dados narrados pelo denunciante não serão identificados por nome, mas a denúncia será identificada por um código gerado pelo próprio canal, para que a equipe especializada possa seguir com o procedimento de apuração e investigação. Isso visa assegurar o anonimato.

Quando a denúncia for lida e aprovada pela equipe responsável, esta não deve ter vínculo com os funcionários e deve ser a mais imparcial, discreta e confidencial possível. O procedimento será analisado sob os olhos da lei e, em seguida, levado a uma equipe de recursos humanos, que deve manter a confidencialidade dos dados da denúncia para que uma solução seja encontrada, sem revelar quem denunciou, mesmo que a situação envolva uma pessoa de alto escalão na empresa.

No âmbito jurídico, há princípios e leis que ajudam a garantir esse anonimato e a confidencialidade das informações. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), as empresas são obrigadas a proteger os dados pessoais de seus funcionários, incluindo os dados dos denunciantes e testemunhas, que devem ser mantidos em sigilo. Os princípios de confidencialidade e segurança de dados sustentam essa lógica, garantindo a proteção da identidade do denunciante e das testemunhas, que devem contar com medidas de proteção equivalentes.

Portanto, não tenha receio de denunciar. Quem realiza uma denúncia está protegido por garantias de anonimato e confidencialidade. Apenas a equipe responsável pela análise terá acesso às informações, mantendo-as sob rigoroso sigilo. Denunciar é um passo importante para melhorar o ambiente de trabalho e fortalecer as relações interpessoais. O medo ou eventuais ameaças jamais devem prevalecer sobre o direito de cada colaborador a um ambiente seguro, respeitoso e harmonioso.

Últimas Publicações

Nova decisão do STJ: CDC não se aplica à relação com empresas de cartões
Prova técnica x redes sociais: TST define prevalência do laudo pericial
Infraestrutura digital ganha incentivo: MP cria regime especial de tributação para datacenters

Fale Conosco

*Em respeito à lei e à sua segurança, protegemos seus dados pessoais. Acesse nossa Política de Privacidade.
Artigos Relacionados
O que é o Canal de Denúncias?
Quais questões devem ser relatadas?
O que acontece após uma denúncia no Canal de Denúncias?
Investigação corporativa sigilosa e canal independente
Contato

Marília

R. Pernambuco, 1032 – Banzato
17515-120

  • +55 (14) 3433-5931

São Paulo

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – 6°andar - conj. 609 - Ed. Thera Office, Brooklin
04571-010

  • +55 (11) 3253-1502

Jaú

R. Tenente Navarro, 59 – Chácara Braz Miraglia
17210-010

  • +55 (14) 3626-5283

Maringá

Av. Carneiro Leão, 563 - conj. 1602 - Zona 01
87014-010

  • +55 (44) 3025-0350
Gomes Altimari Advogados
gaa@gomesaltimari.com.br
Desenvolvido por Mustache
Política de privacidade, acesse aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência aos nossos visitantes. Ao continuar utilizando o site, você concorda e está ciente do uso. Acesse nossa página de política de privacidade   clicando aqui   e saiba mais.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR